Midufo Vada


Nascido em Birigui no dia 18 de setembro de 1933, filho de Yoakiti Vada e Yaeko Vada, Midufo Vada é um dos pioneiros da educação e da política da cidade de Maringá. 

Concluiu o curso secundário em 1956 no Colégio Ateneu de Curitiba e formou-se pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas do Paraná em 1962.

Essencialmente ligado à educação, Vada foi professor, economista e inspetor de ensino.  Ocupou cargos de docência em matemática e desenho no Ginásio Estadual Vital Brasil de Maringá e no Colégio Marista. Foi também vice-diretor. No ensino superior, a partir de 1964, passou a lecionar na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá- FECEM, embrionária da UEM - Universidade Estadual de Maringá, onde foi professor no departamento de matemática. 

Entrou para a vida pública no cargo de vereador, de 31 de janeiro de 1965 a 31 de janeiro de 1983 (18 anos em mandato iniciado na quarta legislatura). Teve destacada atuação, participando das comissões de Educação e Cultura; Higiene, Saúde e Assistência Social e Constituição e Justiça. Desempenhou a função de presidente da Comissão da Redação, de Finanças e Orçamentos e vice-presidente da mesa executiva. 

Após o seu falecimento, em 13 de agosto de 1998, foi homenageado com o nome de uma escola pertencente à Rede Municipal de Ensino de Maringá, que está situada na Rua Kiri, nº 948, quadra 94-B, no Parque Residencial Quebec.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Maringá Ilustrada (1972) / SEDUC - Midufo Vada. 




Foram encontrado(s) 5 registros relacionados ao pioneiro Midufo Vada

1969

Posse dos Vereadores - 1969

Em 1968, as eleições municipais ocorreram no dia 15 de novembro. Na oportunidade, três grupos colocaram seus candidatos no páreo para a prefeitura: Adriano José Valente (MDB), João Paulino Vieira Filho (ARENA I) e Ardinal Ribas (ARENA II).  João Paulino havia sido prefeito entre 1960 e 1965, tendo sido eleito depu[...] Leia mais


1960

Vereadores, prefeito e bispo de Maringá - Anos 1960

Raro registro da quarta legislatura da Câmara Municipal de Vereadores (1965-1968), juntamente do então prefeito Luiz Moreira de Carvalho e do bispo Dom Jaime Luiz Coelho. Foram eleitos quinze vereadores no páreo ocorrido no final de 1964: Antenor Sanches (PDC), Antônio Mário Manicardi (PSD), Ary de Lima (UDN), Arl[...] Leia mais


1975

RARIDADE - Interior da Câmara de Vereadores - Anos 1970

Mais um resgate inédito feito pelo Maringá Histórica. O registro foi feito, possivelmente, entre 1975 e 1976. Nele vemos o interior da Câmara Municipal de Maringá, que ficava localizada na avenida Tiradentes, n.º 253. Os vereadores daquela gestão (1973-1976) foram: Anésio Carreira, Antenor Sanches, Antonio B[...] Leia mais


1964

Posse de vereadores - 1964

A foto mostra dois dos vereadores que estavam sendo empossados para a 4ª legislatura de Maringá (1964-1968). São eles: Antonio Mário Manicardi (Nhô Juca) e Kazumi Taguchi.Na mesma oportunidade, outros edis também assumiram a Câmara Municipal: Antenor Sanches, Ary de Lima, Arlindo Planas, Belino Bravin, Décio Bragagnol[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.