Estação de Tratamento da Codemar - Década de 1960

1960


Visando amenizar os seus problemas de saneamento básico, o Poder Executivo Municipal viabilizou a instalação da Companhia de Desenvolvimento de Maringá, a Codemar, em 1962. E, embora a lei tenha sido criada na gestão de João Paulino Vieira Filho, o projeto tomou força apenas na gestão de Luiz Moreira de Carvalho, seu sucessor no comando da cidade. 

As obras ocorreram até o início de 1969, quando a estação de tratamento de água e o reservatório elevado (caixa d'água) foram inaugurados na avenida Pedro Taques, Zona Norte de Maringá. Aquela benfeitoria daria início a uma grande transformação aos maringaenses que, dentro de algumas décadas, passariam a contar com água encanada e sistema de esgoto em todos os bairros. 

Vale lembrar que, até então, as pessoas eram obrigadas a perfurar poços artesianos e fossas sépticas em seus quintais. Com o passar do tempo, não era raro que essas estruturas ruíssem ou se conectassem, disseminando contaminações e gerando profundos problemas para a saúde pública. 

Em 1980, a Codemar foi incorporada por meio de um contrato de concessão à Sanepar, empresa de capital misto administrada pelo governo do Estado do Paraná. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.