Fale conosco

Entre em contato conosco ou deixe sua dúvida

Este campo de upload é opcional
Extensões permitidas: doc, docx, png, jpg, jpeg, zip
Tamanho máximo: 10MB
Veja aqui como compactar seus arquivos com extensão .zip
Miguel Fernando
Instituidor: Miguel Fernando

O Maringá Histórica surgiu em 2007, por meio do pesquisador Miguel Fernando,  com o objetivo de reunir vídeos antigos do Norte e Noroeste do Paraná, em especial da cidade de Maringá. Contudo, a proposta se transformou em Blog no ano de 2009. Em 2015, ganhou página no Facebook, além de ter iniciado a produção de vídeos para o YouTube com conteúdos sobre pontos e estruturas da história local. Também está presente no Instagram. Com essas importantes ferramentas, a história local se tornou acessível ao grande público (www.maringahistorica.com.br).

Atualmente, o projeto se transformou no maior acervo histórico virtual independente do Brasil. São mais de 3 mil publicações com arquivos imagéticos, documentos, textos e depoimentos sobre a cidade de Maringá.

Trabalhando com conceitos de museologia social, o Maringá Histórica é um dos poucos projetos dedicados ao resgate da história de uma cidade, por meio de plataformas digitais, que abre diálogo e interação constante com o público interessado no tema. Mais de 50 mil pessoas são alcançadas diariamente com suas publicações. A partir de seu amplo acervo, já foram produzidos mais de 300 vídeos, exposições, eventos e palestras para instituições públicas e privadas.

Em abril de 2017, a Câmara Municipal homenageou o pesquisador Miguel Fernando com a entrega do Brasão do Município e do título de Mérito Comunitário em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade por meio do Maringá Histórica.

O seu idealizador, Miguel Fernando, é bacharel em Turismo e Hotelaria pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2008), com especialização em História e Sociedade do Brasil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010) e em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona - Espanha (2017). É autor de diversos livros sobre a história local, entre eles Sala dos suplícios: o dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô, Lonas e Memórias: a história esquecida do circo paranaense, A solidez de um legado: Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Maringá 70 anos: a cidade contada pelos que viveram sua história. Também foi um dos mentores do jornal sobre a cultura da região de Maringá, O Duque, e coordenou o departamento de eventos da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Esteve como diretor executivo do Instituto Cultural Ingá (ICI) e ocupou a função de secretário municipal de Cultura de Maringá (2018-2020). Atua como gestor de eventos, consultor para projetos artísticos e culturais, bem como pesquisador da história de personalidades, empresas e instituições. Na gestão 2020-2022, representa o segmento de Patrimônio Cultural junto ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá. É colunista da CBN Maringá e da Mundo Livre FM, e também mantém quadro semanal na RIC TV Record. 

Currículo Lattes

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.