Pedra fundamental de Maringá por Edgar Osterroht - 2007

2007

Maringá, ao contrário de outros destinos, tem diversos momentos históricos que podem marcar o seu início. Oficialmente, utiliza-se a data de 10 de maio de 1947, quando a Companhia de Terras Norte do Paraná, empresa colonizadora, começou a vender terrenos no Maringá Novo mas há quem considere que o mais correto seria utilizar a data de emancipação do município, efetivada apenas no ano de 1952. 

No entanto, oficialmente a pedra fundamental de Maringá foi lançada em 10 de novembro de 1942, com a abertura da estrada Porto São José - Maringá, em um evento organizado às pressas pela colonizadora, para marcar o pioneirismo nas terras, uma vez que havia uma “picada” sendo aberta pelos moradores de Paranavaí até o local onde seria construída Maringá. 

O evento tomou como público os dirigentes da Companhia e as autoridades políticas locais. 

O artista Edgar Osterroht, projetista e funcionário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que assiduamente registrava paisagens e personagens da história maringaense, ilustrou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental em seu livro “Maringá, Passado e Futuro ” , publicado em 2007.

Osterroht faleceu em 2020, aos 85 anos. A causa da morte não foi divulgada. 

Veja mais sobre o lançamento da pedra fundamental de Maringá aqui

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá /  Maringá, Passado e Futuro - Edgar Osterroht (2007) 

 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.