Cinema Itinerante de Maringá - Década de 1940

1940

Antes de Maringá ser dotada de cinemas de rua, com estabelecimentos construídos e adaptados para esse fim, a sétima arte era apreciada de outras maneiras. 

Pioneiro na área de distribuição cinematográfica, o Sr. Odwaldo Bueno Netto possuía um cinema itinerante. Tratava-se de um caminhão onde eram carregados um projetor e um telão, que permitiam a exibição de filmes ao ar livre. O entretenimento era um sucesso, inclusive devido ao número reduzido de entretenimentos disponíveis na cidade naquela época. 

A imagem mostra o público, em sua maioria formado por jovens e crianças, se aglomerando na carroceria do caminhão que era o cinema itinerante. A placa nos permite conhecer a programação. Trata-se do filme “Os Comandos atacam de madrugada”,  filme norte-americano de 1943, do gênero drama de guerra, dirigido por John Farrow, com roteiro de Irwin Shaw baseado no conto "The Commandos", de C. S. Forester, publicado na edição de junho de 1942 da revista Hearst's International-Cosmopolitan. 

Depois do cinema itinerante, Odwaldo passou a atender o público em uma sala ao lado do Bazar OK, onde o cinema funcionou até 1953, quando uma nova sede foi construída e o Cine Maringá foi inaugurado em grande estilo. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.