Avenida Duque de Caxias - 1950

1950


A fotografia data de 6 de junho de 1950 e mostra uma rua enlameada. Trata-se da avenida Duque de Caxias, em Maringá. No canto direito , próximo a um poste de energia, um burro atado a uma carroça contrasta com o veículo automotivo no outro lado da rua. O registro demonstra  a efervescência da Maringá dos anos 1950, onde o progresso andava a galope, ao lado de um povo pacato e com hábitos provincianos. 

Destaca-se, no canto esquerdo da imagem, o Banco Noroeste do Estado de São Paulo. Fundado na década anterior e localizado na esquina das avenidas Brasil com a Duque de Caxias, o estabelecimento passou por uma ampla remodelação em sua estrutura.

Ao lado vemos o Foto Lux, terceiro estabelecimento fotográfico a se instalar em Maringá, de propriedade de Augusto Eduardo Eidam. Antes dele houve o Foto Primeiro, de Shizuma Kubota, e o Foto Moderno, de Tutomo Sanuki. Posteriormente, o Foto Lux seria comprado por Kenji Ueta, que abriria  o Foto Maringá, o mais duradouro entre  os estúdios de fotografia pioneiros da cidade. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.