Desfile de 07 de setembro - 1949

1949

Maringá foi elevada à categoria de distrito no ano de 1947. Sua emancipação só viria a ser efetivada no ano de 1952, no entanto os eventos cívicos já estavam presentes no município. 

No ano de 1949, dois anos após o lançamento oficial da Companhia de Terras Norte do Paraná, Maringá celebrou a independência do Brasil com um desfile cívico. 

A imagem registra o momento em que o desfile passa pela avenida Brasil, na altura da atual praça Raposo Tavares. A população margeia a comitiva de alunos, em fileiras, que desfilam de roupas claras. 

É possível ver ao fundo o Hotel Bom Descanso, o primeiro estabelecimento do gênero no Maringá Novo, de propriedade de Suzana Ceravolo e Flávio Ceravolo, pais de Sérgio Ceravolo, primeira criança maringaense registrada. 

A imagem é de autoria do pioneiro japonês Shizuma Kubota, proprietário do primeiro estabelecimento dedicado à fotografia, venda de câmeras e revelações, que foi o Foto Primeiro, localizado no atual Maringá Velho, na então rua Cleópatra, hoje José Jorge Abrão. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.