Carros de bois fotografado por Luiz Sanuki - 1950

1950

Embora seja uma das maiores e mais desenvolvidas cidades do estado do Paraná, Maringá ainda é jovem e possui hábitos provincianos. Não é preciso voltar muito na história para encontrar quem conheceu uma Maringá de chão de barro e essencialmente rural. 

Assim como outras cidades da região que desenvolveram sua economia e sua urbanidade no final da era do café no Brasil, Maringá ainda mantém muitas características do povo do campo, do modo caipira no melhor sentido, rústico e prático. 

A imagem representa um desses cenários pitorescos de uma Maringá menina. A foto é de autoria do japonês Tutomo Luiz Sanuki, proprietário do Foto Moderno, um dos estúdios pioneiros na fotografia no município. 

Na imagem, tirada na avenida Brasil em 1950, bois de largos chifres puxam uma carroça contendo o que parece ser feixes de lenha, em pleno centro urbano em ascensão. 

O transporte de tração animal ou mesmo as montarias foram gradativamente se tornando menos viáveis com o rápido crescimento do cenário urbano da cidade, embora ainda sejam utilizados nas áreas rurais. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.