Antenor Sanches e o epíteto “Cidade Canção” - Década de 1970

1970

Antenor Sanches é uma das figuras mais populares da vida política e literária de Maringá. Nascido em Santa Catarina, veio para Maringá no ano de 1948, no início da formação da cidade. 

Ingressou na vida pública durante o governo de Américo Dias Ferraz e continuou servindo ao poder executivo nos mandatos seguintes. Mais tarde foi eleito vereador e atuou no poder legislativo durante diversos mandatos. 

Memorialista, escritor, poeta e membro da Academia de Letras de Maringá, fundador e presidente da Associação de Pioneiros, intenso colaborador com a guarda da memória e do patrimônio histórico da cidade, promoveu diversos feitos. 

Veja mais de sua biografia

Destacamos aqui uma das mais reconhecidas contribuições ao imaginário popular de Maringá, pois é de sua autoria o epíteto “Cidade Canção”. Antenor Sanches cunhou o termo pelo fato do nome Maringá vir de uma música do médico e compositor Joubert Gontijo de Carvalho. 

O epíteto poético caiu no gosto popular, sendo uma referência amplamente conhecida, sendo utilizado em diversos textos até hoje e inspirando a nomeação de diversos empreendimentos na cidade. 


A referência a autoria aparece nas duas imagens apresentadas aqui. A primeira é do Anuário de Maringá do ano de 1972, editado pelo próprio Antenor Sanches, publicado durante as décadas de 1960 e 1970. 

A segunda aparece no caderno especial Maringá segundo Aristeu, publicada em maio de 1977, onde o personagem aparece ocupando a cadeira de presidente da Câmara de Vereadores, embora não tenha ocupado esse cargo. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.