Antenor Sanches, uma biografia

2008


Na foto, encontramos Antenor Sanches (1927–2016) no jardim de sua casa, na Zona 5, em 2008. Naquele dia, ele concedeu uma de suas entrevistas para o programa “Vozes da História”, da Rádio CBN Maringá.

Para os historiadores, Sanches está entre os mais importantes nomes da história da cidade.

Em 6 de setembro de 2022, o pioneiro foi eternizado com uma estátua instalada na praça dos Expedicionários (praça do Café Cremoso), local bastante frequentado por ele. 

Sua biografia foi registrada no "Jornal do Jardins", em dezembro de 2006, editado pelo escritor e professor Wanderley Vieira, integrante da Academia de Letras de Maringá. 

“Antenor Sanches é filho de Zebelina e Pedro Sanches. Nasceu no dia 11 de fevereiro de 1927 no distrito de Uruguai, município de Campos Novos, no Oeste de Santa Catarina, e criou-se em Caçador, naquele estado, onde foi proprietário de livraria e agente distribuidor de revistas e jornais. Chegou em Maringá no dia 24 de dezembro de 1947 e aqui casou-se em 1949 com a professora Lucrécia Vareschini na Igreja Santa Cruz - Maringá Velho, tendo como celebrante o primeiro padre de Maringá, Emílio Clemente Scherer. Tem 6 filhos: Luiz Marcos, Vara Maria de Fátima, Yone Maria da Glória, Antenor, Yane Aparecida e Helen Jaqueline, e 10 netos. 

Trabalhou até 1952 com escritório de corretagem de terras, em sociedade com seu cunhado, Vicente Vareschini, que era um corretor muito conhecido, e depois montou escritório comercial até 1956, quando ingressou na Prefeitura Municipal, como oficial de Gabinete e Inspetor Municipal de Ensino, na administração do 2° Prefeito de Maringá, Américo Dias Ferraz. Em 1960, na primeira administração do prefeito Dr. João Paulino Vieira Filho, foi nomeado Secretário de Administração, e sempre ocupou cargos de chefia nas demais administrações municipais, até 1988, quando aposentou-se por tempo de serviço. 

Durante aquele período, realizou vários cursos de aperfeiçoamento profissional, entre os quais: Administração Pública, Relações Públicas, Jornalismo pela Associação Educacional de São Paulo, e Noções de Jornalismo na Universidade Volante do Paraná. Foi vereador em sete legislaturas, tendo mais de 300 leis aprovadas, radialista por mais de 26 anos - criador dos programas: Traço de União, A Voz do Povo, A Bronca do Dia e Bolsão de Empregos, e ao mesmo tempo manteve colunas em jornais da cidade. E criou o cognome de Cidade Canção em 1962, dado a Maringá, oficializado por lei municipal. 

No dia 10 de setembro de 1999 recebeu o título de Cidadão Benemérito de Maringá, outorgado pela Câmara Municipal. É escritor-historiador, com três livros editados, membro da Academia de Letras de Maringá, integrante da Associação Maringaense de Imprensa, fundador-presidente da Associação dos Pioneiros. E recebeu honrosa homenagem, na segunda administração do Prefeito Dr. Said Ferreira, com a colocação de uma placa de bronze na Praça dos Expedicionários - Zona 04 da cidade, com os seguintes dizeres: "Homenagem - a Municipalidade Maringaense rende merecido tributo ao mais antigo político municipal em exercício, vereador Antenor Sanches, exemplo de militância pública responsável e transparente pelo desenvolvimento da Cidade Canção - Administração Comunitária de Maringá." 

Antenor Sanches hoje escreve páginas mensais nas ilustradas revistas "Tradição" - a mais antiga da cidade, com 25 anos de circulação, editada pelo jornalista e escritor Jorge Fregadolli, integrante da Academia de Letras de Maringá, e "Nossa Terra Nossa Gente", do jornalista, escritor e comunicador da TV Maringá, Tom Brasil. E apresenta o programa "Maringá, Outrora e Agora" na TV Comunitária - Canal 19 da NET, reportando a história e desenvolvimento da Cidade Canção. É um pioneiro que tem "uma vida de lutas por Maringá".”

Antenor Sanches faleceu aos 89 anos, em junho de 2016, depois de sofrer um infarto agudo. 

Fontes: Jornal do Jardins – nº 45, de dezembro de 2006 / acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.