Afrodizia, a banda de todas as tribos - 1999

1999


Na foto, a banda Afrodizia passeia por uma rua da periferia de Maringá, em 1999. O registro fez parte do encarte do primeiro disco do grupo que ganharia projeção nacional anos depois. O álbum “Todas as Tribos” teve o Colégio Nobel (onde os integrantes estudavam) como patrocinador.   

A banda, que surgiu em 19 de abril daquele ano, era formada por Tony Sheen (bateria/vocais), Anderson (baixo) Priscilla Cantarelli (teclados e vocais), Breno (guitarra/violão, craviola e vocais) e Daniel Malker (vocal). 

Segundo os seus integrantes, Afrodizia significava uma renovação de energia por meio da evolução da influência cultural afro, sendo este um dos “(...) principais polos originários da música brasileira e do reggae, respeitando suas mutações sem perder a semente básica do que o ‘Afro... Dizia’.”

As faixas carregavam um reggae agradável e de fácil assimilação. O sucesso veio em seguida, quando a banda classificou duas músicas para participar da I Bienal de Cultura da UNE, em Salvador. Foi o único grupo do sul do país naquele evento e ganhou mídia nacional. 

No início de 2000, a música “Montanha da Paz” integrou a trilha sonora da “Malhação”, na Rede Globo, e saiu registrada no CD da novela, pela Som Livre. O sucesso fez com que o Afrodizia assinasse o primeiro contrato com uma gravadora, a Indie Records.

No verão de 2000 para 2001, a música “Amor de Praia” foi tema do programa “MTV na Praia”, onde a banda marcou presença na gravação feita em Florianópolis.

Ainda em 2001, a banda foi indicada a quatro categorias no Prêmio Saul Trumpet dos melhores do Paraná, realizado em Curitiba: melhor música (Montanha da Paz), melhor compositor (Tony Sheen), revelação e destaque do ano. Foi premiada nesta última categoria.

Em outubro daquele mesmo ano, o Afrodizia foi convidado para gravar três músicas inéditas para uma coletânea de reggae com as melhores bandas do gênero do estado do Paraná. O material foi lançado em meados de fevereiro de 2002 pelo projeto Geração Pedreira, e ficou entre os 100 CDs mais vendidos do país.

Em 2002, o Afrodizia assinou com a Marine Music, gravadora que apostou na jovem banda e relançou para todo o país o CD “Todas as Tribos”. A divulgação do disco contou com reportagens nos principais meios de comunicação escritos do Brasil, como Playboy (julho/2002), Capricho (agosto/2002), Backstage (julho/2002). Também aconteceu o lançamento do videoclipe da música “Montanha da Paz”, divulgado pela MTV. 

Em 2003 foi lançada no Paraná a coletânea Quatro Elementos da Música Paranaense, onde o Afrodizia marcou presença com a música “Guetos”. Esta coletânea teve tiragem de 60 mil cópias, sendo produzida pela Gazeta do Povo, RPC, Geração Pedreira e ABPD.

Em maio do mesmo ano o grupo novamente foi indicado ao Prêmio dos melhores do Paraná, desta vez nas categorias melhor banda regional e melhor compositor, com Tony Sheen e a música Guetos. O Prêmio que teve apoio da Petrobrás, foi realizado em Curitiba, contando com uma mostra dos músicos paranaenses. Afrodizia foi responsável por uma das noites da mostra e teve a presença de Bruno Dourado (ex-Natiruts) em uma participação mais do que especial.

Em julho, a banda recebeu o convite da gravadora Marine Music para lançar a versão em inglês do seu primeiro disco. Este CD foi distribuído pela empresa inglesa Prestige Elite para mais de 80 países, dando início a carreira internacional do Afrodizia.

No verão de 2004 para 2005, o álbum “Mutação” foi lançado com 15 músicas inéditas. Foi destaque na revista The Beat Magazine. O disco contou com a participação de Quino (Big Mountain) , Da Lua (um dos principais nomes da percussão nacional), Bruno Dourado (Natiruts) e Rodolpho Xaba (Djambi).

Outro sucesso foi “Skancarando Tudo”, escolhida como tema musical do verão 2004 do Paraná, evento organizado pela Rede Paranaense de Televisão (RPC). A música cita várias cidades do estado, destacando a seguinte estrofe:

 “Seguindo rumo as ondas do Atlântico Sul

Sou pé vermelho, sou bicho do Paraná

Sou dos pinhais, das cachoeiras do Iguaçu

Sou filho da verde canção de Maringá”. 

Afrodizia gravou um clipe com um ícone do reggae mundial Quino, que veio ao país especialmente para a produção da música “Regueiro de Jah”. Sob direção de Raul Machado, e produzido pela Seven Films, o clipe foi rodado parte em estúdio na capital do Paraná, e parte ao vivo, em uma única apresentação no Festival de Inverno de Itanhaém. 

Atualmente a banda conta com outra formação e está radicada em São Paulo. Tem realizado diversos trabalhos em promoção ao reggae nacional, com tours pelo Brasil e pela Europa. 

Fontes: CD Todas as Tribos (1999 – foto de Roberto Martins) / Biografia do Afrodizia / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.