Desfile e o Jipe 28 - Anos 1960

1960


O registro mostra um desfile de veículos militares pela avenida Brasil, possivelmente, durante a segunda metade da década de 1960. 

Ao fundo é possível identificar a tradicional Casa Kacim Ltda. Entretanto, o destaque vai para o Jipe Willys nacional que aparece à frente da frota. 

Utilizado por soldados da então 13ª Subdivisão de Polícia, mantinha o prefixo nº 28 em sua lateral. Tratava-se do número serial de veículos oficiais do Estado, utilizado para controle e manutenção. 

Após a instauração da Ditadura Civil Militar, em março de 1964, este Jipe passou a ser temido pela população local. Corria boatos que pessoas levadas por soldados neste veículo desapareciam ou surgiam com hematomas pelo corpo, evitando falar sobre o assunto.

Foi neste veículo que Clodimar Pedrosa Lô, então com 15 anos, foi levado do Palace Hotel até a então delegacia, na avenida Paraná, onde foi torturado até a morte no espaço que ficou conhecido como "sala dos suplícios". A partir daquele evento, a imprensa da época acabou por atestar as suspeitas entorno do "temido 28". 

Fontes: Acervo da Família Tozzo / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.