Avenida Luiz Teixeira Mendes - Década de 1970

1970


Registro da avenida Luiz Teixeira Mendes ao longo da década de 1970. À direita aparece o Horto Florestal, que leva o mesmo nome da via, equipamento administrado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Essa avenida integra o projeto Perimetral Sul, proposto pelo Plano Diretor de 1967. 

O objetivo da constituição da avenida Perimetral Sul foi interligar cinco vias (Luiz Teixeira Mendes, Euclides da Cunha, Juscelino Kubitschek - antiga Avenida Beckman, Laguna e Tuiuti) com o intuito de desafogar a Rodovia do Café, que até então estava sendo desempenhada pela Avenida Colombo.

O projeto sofreu alterações e adequações, como a inserção de um viaduto no encontro das avenidas Tuiuti e Colombo. Seu projeto foi concluído em maio de 1976.

Na imagem ainda vemos, à direita uma Brasília, veículo da Volkswagen lançado no Brasil em 8 de julho de 1973. À esquerda destaque para diversas casas de madeira. 

Nessa região seria construído, ao longo da primeira metade da década de 1990, o Teatro Municipal Calil Haddad, que foi inaugurado no final de 1996.

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / O Diário do Norte do Paraná - junho de 1976 / Tese de doutorado de Fabíola Cordovil - A aventura planejada / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.