Pioneiro: Mário Clapier Urbinatti

1950

Mário Clapier Urbniatti, possivelmente, no início da década de 1970

Com texto e colaboração do pesquisador Marco Antonio Deprá:

Mário Clapier Urbinati nasceu em Belém-PA, no dia 10 de setembro de 1900. Com meses de idade mudou-se com sua família para São Paulo-SP, onde fez todos os estudos, diplomando-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, instalada no Largo de São Francisco.

Foi professor de história e geografia e diretor interino do Ginásio Estadual e Escola de Comércio de Nova Granada, pequena cidade próxima a São José do Rio Preto-SP, onde também foi Juiz de Paz e Promotor Público interino. Na capital paulista foi Delegado de Polícia.

Em São José do Rio Preto atuou como comerciante e advogado. Em 1920 abriu a primeira agência de revenda Ford da cidade, em sociedade com o empresário e político Feliciano Salles Cunha. Também foi proprietário dos cinemas Cine Boa Vista, Cine São José e Cine Capitólio e presidente do Esporte Clube Granadense, de Nova Granada.

Em 1950, então com 50 anos de idade, transferiu-se com esposa e filhos para Maringá-PR, onde instalou o seu escritório de advocacia.

Seu filho, Mário Luiz Pires Urbinati foi eleito vereador pelo Partido Republicano (PR) na primeira eleição municipal de Maringá. Obteve 222 votos, sendo o oitavo colocado nas eleições. Foi o candidato mais jovem a se eleger vereador na primeira legislatura (14/12/1952 a 14/12/1956), com 25 anos de idade. 

Nas eleições de 1954 e 1958, Mário Clapier foi candidato a Deputado Estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 1954 obteve 1.754 votos e ficou na 10.ª vaga de suplência do seu partido. Em 1958 obteve 1.453 votos e ficou na 24.ª vaga de suplência do seu partido.

Durante a década de 1950, Mário Clapier foi um dos principais redatores do periódico O Jornal de Maringá, onde mantinha a coluna “Crônica da Cidade” e “Crônica da Semana”. 

Nas eleições municipais de 1960, Mário Clapier Urbinati candidatou-se a vereador pelo Partido Social Democrático (PSD). Foi eleito com 353 votos sendo o quinto candidato mais votado. O seu partido obteve cinco das quinze cadeiras da Câmara Municipal de Maringá na 3.ª Legislatura (14/12/1960 a 13/12/1964). Sua eleição foi um fato sui generis na política maringaense: a primeira e única vez que alguém foi eleito vereador depois do filho – normalmente é o filho quem herda os votos do pai.

Inicialmente Mário Clapier ocupou o cargo de primeiro secretário do Poder Legislativo. Bom orador, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Maringá, cargo que ocupou no período de 1.º de fevereiro de 1962 a 1.º de fevereiro de 1964. No período de 11 de fevereiro de 1963 a 26 de março de 1963, assumiu interinamente o cargo de prefeito durante a ausência de João Paulino Vieira Filho.

Em 25 de março de 1964, a Resolução n.º 56 da Câmara Municipal de Maringá considerou Mário Clapier Urbinati o primeiro vice-prefeito de Maringá, atendendo à legislação estadual que determinou a criação deste cargo nos municípios paranaenses. Tomou posse em 4 de abril de 1964, exercendo o cargo até o final do mandato, em dezembro daquele ano.

Mário Clapier Urbinati, experiente advogado criminalista, foi um dos mentores do então jovem advogado Horácio Raccanello Filho, que atuava como seu assistente na banca advocatícia instalada na avenida Duque de Caxias, nº 257 em questões de família, inventários, inquilinato, cobranças, concordatas e falências.

Mário Clapier foi membro da Loja Maçônica Justiça de Maringá e do Rotary Clube de Maringá.

Segundo sua neta, Ruth de Queiroz Urbinati Silva, Mário Clapier foi um dos articuladores da campanha que levou o então Deputado Estadual Haroldo Leon Peres a apresentar projeto na Assembléia Legislativa do Paraná que culminou na aprovação da Lei Estadual n.º 5.218, de 23 de dezembro de 1965, que criou o curso de Direito em Maringá, um dos embriões da Universidade Estadual de Maringá.

Em 25 de setembro de 1968, a Câmara Municipal de Maringá, por meio da Resolução n.º 120, outorgou o título de Cidadão Benemérito de Maringá a Mário Clapier Urbinati, primeiro vice-prefeito da cidade. A entrega do título deu-se no dia 20 de setembro 1969, na mesma sessão em que o Cônego Benedito Vieira Telles também foi agraciado com o título de Cidadão Benemérito.

Algum tempo após o falecimento de sua esposa Maria Izabel Pires Urbinatti, ocorrido em março de 1965, Mário Clapier foi morar com um dos filhos, ainda em Maringá. Depois, passou uma temporada em São José do Rio Preto, onde faleceu numa noite de domingo, em 28 de abril de 1974. Tinha 73 anos de idade. Deixou quatro filhos e doze netos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Maringá.

Mário Clapier Urbinati empresta seu nome à via pública que se estende da praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco até a Rua Professor Lauro Eduardo Werneck, próxima à UEM, em Maringá.

Fonte: Pesquisa e texto de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica



Foram encontrado(s) 8 registros relacionados ao pioneiro Mário Clapier Urbinatti

1950

ADVOGADOS DA HISTÓRIA: Mário Clapier Urbinatti

A advocacia se caracteriza como um dos mais relevantes serviços para o desenvolvimento socioeconômico de uma cidade. Se essa afirmação ainda permanece válida nos dias atuais, imaginem a relevância deste profissional nas décadas de formação e consolidação de Maringá!Integrando as fileiras que inauguraram essa sua ativid[...] Leia mais


1960

Mário Clapier Urbinatti - Anos 1960

O registro mostra o então vereador Mário Clapier Urbinatti no início da década de 1960. Eleito pelo PSD em 3 de outubro de 1960, ocupou por duas oportunidades a presidência da Câmara Municipal de Maringá naquela legislatura. Por consequência da Emeda Constitucional nº 6 e a Resolução nº 56, de 1964, Urbinatti também ac[...] Leia mais


1953

Convite para a carta constitucional do Rotary Club de Maringá - 1953

Em 1º de março de 1953, o Rotary Club de Maringá expediu um ofício para diversas entidades e órgãos públicos da cidade com o objetivo de comunicar a data de sua constituição. Assinada pelo seu secretário, o empresário do ramo das comunicações, Samuel Silveira, a correspondência informou que a solenidade seria realizada[...] Leia mais


1958

Posse da Associação dos Advogados de Maringá -1958

A Associação dos Advogados de Maringá (AAM) está presente na cidade desde antes da instalação da Comarca, que aconteceu em 1954. A entidade foi fundada em 20 de julho de 1953 e teve Mário Clapier Urbinatti como primeiro presidenteCinco anos depois, a imprensa registrou a nova diretoria da Associação dos Advogados de Ma[...] Leia mais


1964

A história de Jorge Sato

Jorge Sato foi um dos fundadores do Hospital São Francisco em Maringá, no ano de 1953. Junto de sua esposa, a também médica Yakiho Matsuura, Sato veio para a cidade no início daquela década. Inicialmente, antes de empreenderem este hospital, o casal atendia seus pacientes em sua residência. O registro em questão mostra[...] Leia mais


1951

Maçonaria - Instituição da Loja da Justiça

A primeira Loja Maçônica fundada em Maringá foi a Loja da Justiça, instituída a 22 de setembro de 1951. Constam como fundadores: Adolfo Andreucetti, Fernando Trocano, Flávio Pasquinelli, José Pacheco, José Ribeiro de Faria e Pompeu Adelardo Guibilei.Loja Maçônica da Justiça, localizada na Avenida Itororó, 101. O prédio[...] Leia mais



1940

Ivens Lagoano Pacheco

Nascido em 31 de outubro de 1911, na cidade gaúcha de Lagoa Vermelha, Ivens Lagoano Pacheco ganhou esse nome de sua mãe. Ele mesmo descreveu o feito: "Chamo-me Ivens Lagoano Pacheco porque minha mãe achou que eu nascendo em Lagoa Vermelha, precisava usar o nome da terra que me viu dar o primeiro berro e meu umbigo se desligar da placenta".Em 1927, quando servia o Exército, começou a sua carreira de jornalista com o pseudônimo de "Ipê" escrevendo no "Diário da Manhã". Como o jornalista já era - [...]

Leia Mais

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.