Convite para a carta constitucional do Rotary Club de Maringá - 1953

1953


Em 1º de março de 1953, o Rotary Club de Maringá expediu um ofício para diversas entidades e órgãos públicos da cidade com o objetivo de comunicar a data de sua constituição. Assinada pelo seu secretário, o empresário do ramo das comunicações, Samuel Silveira, a correspondência informou que a solenidade seria realizada no Restaurante Lord Lovat, do alemão Herbert Mayer, no dia 7 daquele mês, às 20h. 

Ocorre que antecedendo a entrega daquela carta constitucional, o movimento para sua criação na cidade é anterior. No alvorecer de 1952, Aristides de Souza Mello, diretor da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, deu início àquele objetivo. Em um casarão que era mantido em Maringá pela colonizadora entre as ruas Joaquim Nabuco e Luís de Camões, junto a atual praça Pres. Kennedy, aconteceu a primeira reunião com esta pauta. Aquele encontro foi coordenado pelo governador do antigo Distrito 120, Anísio Figueiredo, médico e fundador do Rotary Club de Londrina.

35 seriam os fundadores do Rotary Club de Maringá: Alfredo Moysés Maluf, Álvaro Miranda Fernandes, Ângelo Planas, Anníbal Bianchini da Rocha, Antero Chaves dos Santos, Antonio Barbato, Esmeraldo Leandro, Francisco Costa, Heitor Dutra, Helénton Borba Cortês, Herbert Mayer, Inocente Villanova Junior, Isidoro Luiz, João Alfredo Menezes, João Borba, João Cunha, José Cunha, José Gerardo Braga, Manoel Rodrigues dos Santos, Manoel Mesquita, Manuel Ribeiro, Mario Clapier Urbinatti, Napoleão Moreira da Silva, Nelson Pazzanese, Néo Alves Martins, Nori Camargo, Odwaldo Bueno Netto, Paulo Afonso Mesquita Sampaio, Pedro Arinos da Cunha, Rubens Pazzanese, Samuel Silveira, Sylvio Bonoldi, Victor Newbern, Waldemar Gomes da Cunha e Wladimir Babkov. 

Segundo registrado pelos anais da história deste clube de serviço em Maringá: "A instalação provisória do Rotary Club de Maringá foi marcada para o dia 16 de junho de 1952, às 20 horas. Todos reunidos no restaurante Lord Lovat do companheiro Herbert Mayer, na avenida Tiradentes, dia e noite de inverno, muita chuva e frio, aguardavam a caravana do governador Anísio Figueiredo que vinha de Londrina e, com ele, o companheiro Aristides, seu representante oficial para a fundação do clube, mais os companheiros Noronha, fundador do Rotary Club de Arapongas, e Antonio Diniz, Faro Sobral e Luiz Estrela, do Rotary Club de Londrina. 

Todos os 35 aspirantes a rotarianos estavam presentes na hora aprazada. O jantar estava pronto para ser servido. Pelo telefone particular da Companhia, sabia-se que a caravana havia saído de Londrina ao meio-dia. 

Eram 20h30 e não haviam chegado. Passavam as horas... já não se acreditava na fundação do clube naquele dia. Às 23h30, molhados e cobertos de lama, chegaram e foram recebidos com efusivos aplausos". 

O atraso de horas, ocasionado pela precariedade das estradas e a chuva, não postergou a sua criação Maringá. Coube a Pedro Arinos da Cunha conduzir provisoriamente o Rotary Club de Maringá até que fosse eleito o conselho diretor em 30 de junho de 1953. Naquela oportunidade, ficou assim constituída a sua primeira diretoria oficial: Pedro Arinos da Cunha, presidente; Nelson Pazzanese, vice-presidente; Samuel Silveira, secretário; Rubens Pazzanese, diretor de protocolo; Mario Clapier Urbinati, Herbert Mayer e Esmeraldo Leandro, diretores sem pasta. 

Dentre um dos primeiros trabalhos do Rotary Club de Maringá, destaca-se a criação do parque infantil da Zona 2. Localizado em frente ao então Colégio Estadual Gastão Vidigal (hoje Instituto de Educação Estadual de Maringá), o espaço, anos depois, seria destinado para a instalação da primeira sede da Associação Norte Paranaense de Reabilitação, a ANPR. 

Fontes: Arquivo da Câmara Municipal de Maringá / Acervo do Rotary Club de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.