Atentado contra a gramática - 1953

1953


Assim como outras cidades na conjuntura do início da década de 1950, Maringá sofria com a ausência de instituições de ensino básico. Como consequência, uma parcela significativa de sua população era analfabeta ou semianalfabeta. Aquela situação não era uma exclusividade apenas no meio operário e rural. Até mesmo documentos oficiais expedidos pela Prefeitura Municipal refletiam aquele cenário. 

Em 8 de setembro de 1953, o presidente da Câmara de Vereadores, Arlindo de Souza, respondeu uma correspondência emitida por assessores do prefeito Inocente Villanova Junior destacando que: "(...) a fiscalização (...) deve atentar tanto para a correção gramatical das tabuletas da cidade, como também para os conhecimentos do português de seu encarregado de correspondência, pois "FERRO VEIO" (...), atenta contra as mais elementares regras gramaticais". 

O interessante é que o mesmo ofício que crítica a forma equivocada da escrita expedida pelo Poder Executivo Municipal, proveniente da comunicação verbal dos cidadãos mais simples, também está recheada de inconsistências gramaticais. 

Fontes: Arquivo da Câmara Municipal de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.