Foguete da Feira de Ciências - Década de 1970

1970


Possivelmente feita no início da década de 1970, a imagem mostra o diretor do Colégio Estadual Gastão Vidigal, Basílio Baccarin, junto aos seus alunos em um dos estandes da então tradicional FENACI, feira internacional de ciências que era promovida na época por esta instituição em um galpão que ficava na avenida São Paulo esquina com a avenida Mauá. Este prédio seria ocupado mais tarde pelo Shopping Avenida Center. 

Dentre outras atividades extracurriculares, o Gastão Vidigal mantinha o CEFE (Centro de Estudos para Foguetes Espaciais), proveniente de seu Centro de Ciências. Por meio do CEFE, aficionados e motivados por uma série de avanços tecnológicos aeroespaciais daquele período, diversos alunos planejavam lançar um foguete de teste com pouco mais de um metro. Aquela pesquisa foi financiada por empresários locais. 

Pequenos informativos instalados no estande da FENACI indicaram as expectativas: "(...) checar a licença com autoridades militares"; "O lançamento do foguete do CEFE ficou adiado para o dia 8, domingo. O local é a chácara do Dr. Galilleu Pasquinelli, às 10h. Estão todos convidados". 

Não se tem informações se o foguete chegou a ser lançado. Se tiver outros detalhes, deixe um comentário. 

Fontes: acervo e contribuição de Edmundo Ogata / Grupo Maringá, História e Algo mais / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.