A história de Jorge Sato

1964


Jorge Sato foi um dos fundadores do Hospital São Francisco em Maringá, no ano de 1953. Junto de sua esposa, a também médica Yakiho Matsuura, Sato veio para a cidade no início daquela década. Inicialmente, antes de empreenderem este hospital, o casal atendia seus pacientes em sua residência. 

O registro em questão mostra o médico no início de 1964.

Representante da colônia nipônica, Sato foi personagem de prestígio e destaque no meio político da cidade e do estado. Elegeu-se vereador pela UDN por duas oportunidades, 18 de novembro de 1956 e em 3 de outubro de 1960. Na segunda oportunidade, fez dura oposição contra o prefeito João Paulino Vieira Filho.

Pelo mesmo partido, em 1964 se candidatou como vice-prefeito pela chapa do advogado Adriano José Valente. Vale reiterar que, até então, o substituto do chefe do Executivo era o presidente da Câmara Municipal. A saber, pouco tempo antes daquelas eleições, a Emeda Constitucional nº 6 e a Resolução nº 56 definiram o vereador Mário Clapier Urbinatti como vice-prefeito de Maringá. No final daquele ano, esse cargo foi disputado nas urnas pela primeira vez. 

Aliás, naquela disputa os eleitores não votaram em chapas compostas, fato que poderia resultar na vitória do prefeito de um partido, enquanto que o vice poderia ser eleito pela oposição. Mas não foi o que ocorreu nas eleições realizadas em 6 de dezembro de 1964, quando Luiz Moreira de Carvalho foi eleito prefeito junto do empresário Victor Ivo Assmann, que disputou como vice-prefeito do Município. Ambos concorreram pela aliança entre PDC, PSD, PTB, PR, PSP e PRP. 

Em 1966, Jorge Sato foi eleito como deputado estadual pela ARENA, função a qual foi reconduzido em 1970. Quatro anos depois se manteria no cargo, continuando sua representatividade de Maringá junto da Assembleia Legislativa do Paraná. 

Devido a vida parlamentar, Jorge Sato, junto da esposa, se mudou para Curitiba. Depois dos três mandatos, transferiram-se para Londrina. 

Jorge Sato faleceu em 2006. Yakiho Matsuura Sato, considerada a primeira descendente de japoneses a se tornar médica no Paraná, morreu em 21 de fevereiro de 2012, aos 89 anos. 

Fontes: Acervo Família Planas / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.