Antonio Facci nas eleições municipais - 1982

1982


Para a corrida eleitoral de 15 de novembro 1982, o PDS apresentou três candidatos: Antonio Facci, que teve José Hiran Saleh como vice;  Anníbal Bianchini da Rocha com seu vice, Silvio Iwata ; além de Adhemar Schiavone, que contou com Amorin Pedrosa Moleirinho como vice.  O PMDB, que se fundiu ao PP, lançou dois nomes: Said Felício Ferreira como prefeito e Noboru Yamamoto como vice , e Horácio Raccanello que teve como vice José Buzato.  Egídio Assmann saiu pelo PTB, junto de seu vice Sério Soares; o médico Nelson Aiex concorreu pelo PT, tendo a primeira candidata a vice-prefeita na história de Maringá, a advogada Izaura Gonçalves. 

A imagem mostra o candidato Antonio Facci no palanque em um de seus muitos comícios. 

Said Ferreira saiu vitorioso daquele páreo. 

Antonio Facci faleceu aos 67 anos de idade, em março de 2008. Ocupou vaga na Assembléia Legislativa (1974-1982). Antes Facci havia sido vereador em Maringá (1969-1973). Foi presidente-fundador do SAOP - Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, na cidade. Nascido no dia 15 de fevereiro de 1941, em Cedral (SP), também se dedicou à literatura, tendo ocupado o cargo de presidente da Academia de Letras de Maringá. Era titular da cadeira nº. 20, que tem como patrono Humberto de Campos. O escritor também era serventuário da Justiça. Algumas de suas obras: “Mantenha acesa a chama da vida”, “Ex-passos”, “Do cio ao sombrio”, “Alento”, “Governadores - 30 anos”, “O soldado”, “Memórias de Prata”, “Queixas”, “Grafiteiro”, “Sem palavras”, “Parlamentar”, “Meus Passos no Leonismo” e “Paraíso e outros contos”. Entre as honrarias recebidas estão os títulos de Cidadão Benemérito de Maringá, Cidadão Honorário de Floresta e Sarandi, e a menção de homenagem do Estado do Paraná. Facci era o sétimo dos 10 filhos de Vergílio Facci e de Maria Morroni, descendentes de italianos.

Fontes: Acervo Família Facci / Acervo Prefeitura Municipal de Maringá. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.