Quem foi Gastão Vidigal?

1950


Gastão Vidigal nasceu em São Paulo, no dia 15 de maio de 1889. Estudou na Escola Modelo Dr. Prudente de Morais e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na turma de 1908. Essa foi a mesma instituição que seu pai, o advogado sergipano Afrodísio Vidigal, frequentou anos antes. 

Atuante, Gastão Vidigal integrou a diretoria do Banco do Estado de São Paulo e da Caixa Reguladora de Emissões, além de ter participado e contribuído na gestão de inúmeras instituições e empresas: Sindicato dos Bancos de São Paulo, Associação dos Serventuários da Justiça, Comissão de Controle dos Acordos de Washington da Associação Comercial de São Paulo, Conselho Federal de Comércio Exterior, Companhia Brasileira de Material Ferroviário, Companhia Mogyana de Estradas de Ferro, Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, Companhia Paulista de Seguros, Cotonifício Rodolfo Crespi, Sociedade Brasileira de Geografia, Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Agrícola Usina Jacarezinho, Companhia Brasileira de Material Elétrico, Construtora de Imóveis de São Paulo S/A, entre outras. 

No quadro diretivo da Associação Comercial de São Paulo, Gastão Vidigal foi eleito presidente para o biênio 1943-1944. Também foi deputado federal por São Paulo, entre 1935 e 1946, ministro de Estado da Fazenda do governo de Eurico Gaspar Dutra, entre fevereiro de outubro de 1946, e fundador dos Bancos Mercantil de São Paulo e Sul Americano do Brasil.

Ainda na primeira metade dos anos 1940, Vidigal foi diretor do Comércio Exterior do Banco do Brasil, sendo nessa função peça-chave pela a aquisição da Companhia de Terras Norte do Paraná, então operada por britânicos, por um grupo de investidores brasileiros liderado pelo engenheiro Gastão de Mesquita Filho. 

Faleceu em 14 de novembro de 1950, aos 61 anos. 

Em Maringá, a colonizadora nomeou uma avenida e o então aeroporto regional em sua homenagem. Esse último, manteve durante décadas uma efígie de bronze de Gastão Vidigal, a qual foi furtada em julho de 2019. 

Fontes: Acervo CMNP / Acervo família Vidigal / Acervo Maringá Histórica. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.