A história do Corpo de Bombeiros em Maringá

1957

O Corpo de Bombeiros foi instalado em Maringá no dia 8 de agosto de 1957, durante a gestão do prefeito Américo Dias Ferraz. Sob a designação de 5ª Guarnição de Fogo (GF), funcionou em um alojamento de apenas 10 m², que foi construído em madeira, localizado na esquina das avenidas Paraná e Tamandaré. Mantinha, à época, uma guarnição composta por apenas quatro bombeiros e somente uma viatura doada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DEER).

Em 20 de setembro de 1963, o então Aspirante a Oficial Amaury Antonello assumiu como primeiro Oficial Comandante da fração, que era subordinado ao 3º Grupamento de Incêndio, com sede em Londrina. Posteriormente, graças ao trabalho do então Delegado Regional de Polícia, o coronel Haroldo Cordeiro, o Corpo de Bombeiros foi transferido para um barracão de madeira ao lado da Delegacia de Polícia, situado à avenida Guaíra, onde permanece até os dias de hoje.

Em substituição ao antigo barracão de madeira, foi inaugurado em 31 de março de 1973 o novo quartel de alvenaria (primeira e segunda imagens), obra que teve início na gestão do prefeito Adriano Valente e concluída na gestão seguinte, de Sílvio Magalhães Barros. Mais tarde, em 19 de março de 1974, o 2º Ten. Miguel Kfouri Neto, contando com um efetivo de 18 homens, assumiu o comando do 5º GF, agora denominado 3ª Seção de Combate a Incêndio (SCI), subordinada ao 3º Grupamento de Incêndio, que também mantinha sua sede em Londrina.


Visando a regulamentação dos serviços de bombeiros na área de Maringá, em 28 de setembro de 1977 foram transformados em Leis pelo Legislativo Municipal, os convênios Estado-Município, com a criação do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM), e com ele, outras duas leis instituíram também as taxas de combate a incêndio (TCI) e de vistoria de segurança contra incêndios (TVSCI). Este formato também foi adotado em todas as cidades sede de Unidades de Bombeiros, no Paraná.

Ainda sob o comando do Tenente Kfouri, o Corpo de Bombeiros de Maringá combateu um dos maiores incêndios de sua história, que se iniciou às 4h10 do dia 25 de Março de 1984, no prédio ocupado pela atacadista Casas Alô Brasil. O incidente durou dois dias, sendo empregadas na época as cinco viaturas Auto-Bomba-Tanque, de prefixos ABT-10, 11, 12, 13 e 20, de que dispunham à época.

O Tenente Kfouri foi responsável ainda pela descentralização dos serviços de bombeiros em Maringá, quando criou, durante o seu comando, os Postos do Jardim Alvorada (terceira foto), Vila Operária, Maringá Velho e no Distrito de Iguatemi, o que permitiu uma significativa redução no tempo-resposta de atendimento às ocorrências.


Quase completando 10 anos à frente da 3ª Seção de Combate à Incêndio, em 6 de julho de 1984 o Tenente Kfouri passou o comando ao Capitão Carlos Roberto Cidade. Atualmente, Miguel Kfouri Neto é Desembargador aposentado, tendo sido antes presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, enquanto Carlos Roberto Cidade ainda foi Comandante do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina, e, em 1990, assumiu o comando do Corpo de Bombeiros do Paraná, substituindo o Coronel Miguel Arcanjo Capriotti.

O Governo do Estado do Paraná, por meio do Decreto n°. 5.404, de 08 de maio de 1985, criou o 5º Grupamento de Incêndio, com sede em Maringá e, em 15 de julho de 1985, assumia como primeiro Comandante o Tenente Coronel QOBM Renê Raul Wengenroth Silva, já falecido. A área de abrangência do 5º Grupamento de Incêndio somava, então, 127 municípios.

No ano de 1990, sob o comando do Tenente Coronel Léo Tadeu Noto Castanho, o 5º Grupamento de Incêndios sagrou-se campeão do torneio “Le Deffi”, uma competição que põe à prova toda a atividade operacional dos Grupamentos de Incêndio. Ainda no ano de 1990, o Corpo de Bombeiros de Maringá combateu outro grande incêndio de sua história, no edifício Royal Garden, um prédio de 42 andares ainda em construção. Este incêndio iniciou-se às 19h do dia 27 de abril e foi totalmente debelado às 8h do dia 28 de abril, sendo utilizadas seis viaturas Auto-Bomba-Tanque.

Em 1991, sob o comando do então Major Renê Roberto Witek, o Grupamento sagrou-se campeão da primeira Olimpíada de Bombeiro (1ª OLIBOM), realizada na cidade de Curitiba. Mais tarde, em 1997, o já Coronel Witek, assumiu o comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, substituindo o Coronel Manoel Dias Paredes Filho.

No ano de 1993, sob o Comando do Major Wilson Afonso Enes, o 5º Grupamento de Incêndio sagrou-se pela segunda vez, campeão geral do Torneio “Le Deffi”.

Em 1994, passou-se a denominar 5º Grupamento de Bombeiros, atendendo a uma área de 137 municípios, sob o comando do Tenente-Coronel Wilson Afonso Enes, que atualmente se encontra na Reserva Remunerada. Assim como a cidade cresceu e expandiu-se, o Corpo de Bombeiros também evoluiu, para atender a demanda de serviço.

Em 31 de outubro de 1997, por meio de convênio entre o Município e o Estado, foi implantado o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (SIATE), o qual melhorou sensivelmente a qualidade dos serviços prestados à comunidade, mantendo credenciamento com quatro hospitais do Município de Maringá e um do Município de Sarandi.

Ao longo de sua história, as cidades da área de abrangência foram crescendo e com elas uma demanda de atendimento, obrigando as principais cidades, tidas como polos regionais, a criarem uma estrutura de bombeiros. Assim o Corpo de Bombeiros, através dos comandos geral e regional, deu o devido suporte técnico e as administrações municipais implantaram os serviços de bombeiros nas cidades de Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão, Cianorte, Ivaiporã e Sarandi. Esta subdivisão nem sempre foi acompanhada ou precedida de aumento de efetivo, exigindo, então, um desdobramento por parte do comando regional (Comando de Grupamento).

Em 2010, a Polícia Militar do Paraná passou por uma nova reestruturação e novas Unidades de Bombeiro foram criadas em todo o Estado. No 5º GB ocorreu então o desmembramento da Seção de Bombeiros de Ivaiporã e dos Subgrupamentos de Umuarama e Apucarana, os quais foram elevados à categoria de Subgrupamentos Independentes (SGBI). Desta forma, a área de abrangência foi reduzida de 144 para 94 municípios, contudo, ainda se manteve o status de maior área de abrangência do Estado.

Fontes: Acervo e texto-base do 5º Grupamento de Bombeiros - Maringá / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.