Pioneiro: Chico Netto

1956

Francisco Bueno Netto, filho de Benedito Netto de Araújo e Ana Bueno, nasceu a 9 de abril de 1894 na cidade de Mogi Mirim, São Paulo.

Francisco Bueno Netto passou a ser conhecido por Chico Netto. Com apenas quatorze anos, iniciou sua carreira no futebol, quando foi convidado para jogar no time do Amparo de São Paulo. Em 1912, Chico se mudou para o estado do Rio de Janeiro, momento em que defendeu o conhecido América Football Clube.

Um ano depois, acabou regressando ao estado de origem, sendo convocado para defender o Sport Club Americado. Entre os anos de 1914 e 1915, vestiu a camisa do São Bento. Mas foi no ano de 1915 que Chico Netto passou a viver seu momento de glória, quando foi contrato pelo Fluminense Football Club.

Com a posição oficial de zagueiro esquerdo e capitão, Chico Netto ao lado de Vidal e Marcos Carneiro de Mendonça (goleiro), passou a formar o “triângulo de ouro” do futebol nacional.

Em 1917, o tão esperado Campeonato Carioca foi conquistado pelo Fluminense.

Chico Netto, personagem de prestígio e destaque no time, no mesmo ano da conquista do campeonato estadual, foi convocado para ser técnico interino da seleção brasileira em três amistosos ocorridos naquele ano.

Na campanha de 1918, o Fluminense conquistou o bicampeonato estadual. No ano seguinte, logrou sucesso novamente, se tornando tricampeão estadual.

Em 1923, Chico Netto foi novamente convidado para comandar a seleção brasileira, desta vez, com o cargo efetivo. Nesta campanha, foram sete jogos com três vitórias do Brasil.


No Fluminense. Chico é o primeiro sentado da direita.

Francisco Bueno Netto, que iniciou sua carreira no futebol em 1908, encerrou as atividades esportivas defendendo o Fluminense na partida de despedida contra o Bangu-RJ, no dia 04 de maio de 1924.

Após se afastar dos gramados, Chico Netto perdeu sua esposa, Alice Rodrigues. Fontes não oficiais relataram que Alice faleceu durante o parto de Carlos Eduardo Rodrigues Netto, filho do casal.

Depois de certo tempo, Chico Netto se mudou para Catanduva, interior de São Paulo. Lá, foi morar na chácara do irmão, Renato Bueno Netto.

De Catanduva, a convite de outro irmão, Odwaldo Bueno Netto, Chico Netto aportou em Maringá, Paraná. Isso ocorreu provavelmente no ano de 1956. No intuito de uma localidade mais calma, mudou-se para a casa de Odwaldo, localizada na Avenida Brasil, em frente à atual Praça Napoleão Moreira da Silva

Após cerca de três anos, Francisco Bueno Netto veio a falecer a 18 de junho de 1959, devido a complicações pulmonares ocasionada pelo uso do cigarro. Vício que provavelmente foi adquirido após a morte da esposa.

Fonte: Artigo - Dos primórdios do futebol: A história de Chico Netto - Miguel Fernando P. Silva / Acervo Maringá Histórica.



Foram encontrado(s) 2 registros relacionados ao pioneiro Francisco Bueno Netto

2019

VLOG: Ginásio de Esportes Chico Netto

Inaugurado em 1976, o Ginásio de Esportes Chico Netto também foi palco de grandes shows ao longo das décadas. Hoje, é considerado um dos equipamentos esportivos mais modernos do interior do Paraná. Mas quem foi Francisco Bueno Netto, o Chico Netto, personagem que empresta seu nome a essa estrutura em Maringá?Acomp[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.