Inauguração do Chico Netto - 1975

1975


A inauguração do Ginásio de Esportes Chico Netto ocorreu em 28 de novembro de 1975, durante a gestão do então prefeito Silvio Magalhães Barros. Foi uma solenidade tímida, sem discursos, onde apenas os operários da obra, alguns secretários, vereadores e imprensa estiveram presentes. A comemoração da conclusão daquela etapa foi regada a chope. 

A cobertura do ginásio foi o trabalho mais complexo daquele empreendimento público. Fortes chuvas e a falta de material atrasaram a sua execução. A partir daquele momento os trabalhos da Prefeitura se voltaram para a construção de sua quadra, as obras externas e o restaurante que funcionaria naquele complexo esportivo onde ainda abriga o Estádio Regional Willie Davids. Também seria instalada naquele local a então autarquia municipal de Esportes, que havia sido criada recentemente no Município. 

Mas, quem foi Chico Netto?

Francisco Bueno Netto, filho de Benedito Netto de Araújo e Ana Bueno, nasceu em 9 de abril de 1894 na cidade de Mogi Mirim, São Paulo. Conhecido por Chico Netto, com apenas quatorze anos iniciou carreira no futebol, quando foi convidado para jogar no time do Amparo de São Paulo. Em 1912, mudou-se para o Rio de Janeiro, momento em que defendeu o conhecido América Football Clube. Um ano depois, acabou regressando ao estado de origem, sendo convocado para atuar no Sport Club Americano. Entre os anos de 1914 e 1915, vestiu a camisa do São Bento. Mas foi no ano de 1915 que Chico Netto passaria a viver seu momento de glória, quando foi contrato pelo Fluminense Football Club.

Com a posição oficial de zagueiro esquerdo e capitão, Chico Netto, ao lado de Vidal e Marcos Carneiro de Mendonça (goleiro), passou a formar o “triângulo de ouro” do futebol nacional. Em 1917, o tão esperado Campeonato Carioca foi conquistado pelo Fluminense.

Chico Netto, personagem de prestígio e destaque no time, foi convocado para ser técnico interino da seleção brasileira em três amistosos ocorridos naquele ano. Na campanha de 1918, o Fluminense conquistou o bicampeonato estadual. No ano seguinte, logrou sucesso novamente, se tornando tricampeão estadual.

Em 1923, Chico Netto foi novamente convidado para comandar a seleção brasileira, desta vez, com o cargo efetivo. Naquela campanha, foram sete jogos com três vitórias do Brasil. 

Francisco Bueno Netto, que iniciou sua carreira no futebol em 1908, encerrou as atividades esportivas defendendo o Fluminense na partida de despedida contra o Bangu-RJ, no dia 4 de maio de 1924. Após se afastar dos gramados, Chico Netto perdeu sua esposa, Alice Rodrigues. Fontes não oficiais relataram que Alice faleceu durante o parto de Carlos Eduardo Rodrigues Netto, filho do casal.

Depois de certo tempo, mudou-se para Catanduva, interior de São Paulo. Lá, foi morar na chácara do irmão, Renato Bueno Netto.

De Catanduva, a convite de outro irmão, Odwaldo Bueno Netto, Chico Netto aportou em Maringá. Isso ocorreu provavelmente no ano de 1956. Em busca de uma localidade mais calma, mudou-se para a casa de Odwaldo, localizada na avenida Brasil, em frente à atual Praça Napoleão Moreira da Silva.

Após cerca de três anos, Francisco Bueno Netto veio a falecer em 18 de junho de 1959, devido a complicações pulmonares ocasionadas pelo uso do cigarro. Vício que provavelmente foi adquirido após a morte da esposa. Atualmente, seu corpo está sepultado no Cemitério Municipal de Maringá, no mesmo jazigo de Silvio Magalhães Barros, Odwaldo Bueno Netto, Winifred Ethel Netto, dentro outros familiares.

Fontes: Artigo - Dos primórdios do futebol: A história de Chico Netto - Miguel Fernando P. Silva / Acervo Maringá Histórica / Acervo Família Barros.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.