1º tragédia aérea de Maringá

1957

A data do acontecimento é 11 de maio de 1957, durante a semana de festividades do décimo aniversário da cidade. Em meio aos cortejos e desfiles que cruzavam a Avenida Brasil, vieram cinco aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para prestigiar o evento com manobras, impressionando o público. Dentre eles, uma atingiu o solo prematuramente.

A aglomeração em torno do acidente. Vemos do lado direito o caminhão do Corpo de Bombeiros

Como o avião caiu de bico, esta foi a única parte reconhecível que sobrou do avião

A aeronave de prefixo T-6-D-1634 tocou uma de suas asas em um dos mastros fixados na Praça Raposo Tavares, destacando-a do equipamento. Já desgovernado, chocou-se contra a casa do motor de luz da Rede Viação Paraná-Santa Catarina, na Estação Ferroviária. Os dois ocupantes: 1º Tenente Dagoberto Seixas dos Anjos e o 2º Tenente Afonso Ribeiro Melo, tiveram morte instantânea.

 

O mastro responsável pelo acidente

O acidente reduziu significativamente o número de presentes na cerimônia de transferência do Aeroporto local ao Ministério da Aeronáutica, que fazia parte da agenda dos cortejos, que estavam programados para seguirem durante três dias.

____

Agradecimento ao José Flauzino pelo envio de material imagético.

Fontes: Um trem chamado Maringá (o autor) / Maringá Ilustrada - Agosto de 1957.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.