Turma do Colégio Marista - 1958

1958


A história do Marista em Maringá começa com o Ginásio Maringá, inaugurado em 10 de Maio de 1952, no aniversário de cinco anos da cidade. É sabido que dois anos depois esta instituição passou a ser administrada pela Mitra de Jacarezinho, sob a responsabilidade de Dom Geraldo de Proença Sigaud. 

O terreno onde foi construído inicialmente o Ginásio Maringá foi adquirido por Dom Geraldo Sigaud, que comprou da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná as três primeiras datas da avenida Tiradentes para construir a escola. A operação foi feita em quatro notas promissórias de igual valor, três delas quitadas pela Mitra, e a última saldada pelo avalista, o empresário  ngelo Planas. 

Em 9 de dezembro de 1957, o estabelecimento tornou-se propriedade da Congregação dos Irmãos Maristas, sob o nome de Associação Brasileira de Educação e Cultura. 

A imagem mostra uma turma masculina de alunos do Ginásio Marista, no auditório da Rádio Cultura de Maringá. 

A ordem Marista foi fundada por Marcelino Champagnat, e já nasceu sob a égide da educação. Num cenário pós-revolução francesa, o jovem Champagnat sensibilizou-se com a condição de falta de acesso à educação infantil em sua região. Marcelino fundou em 1817, com apenas 27 anos de idade,  uma sociedade de ensino de crianças e jovens a fim de evangelizar. 

Os Maristas chegaram ao Brasil em 1897 e se estabeleceram em Minas Gerais. Três anos depois, outro grupo de irmãos da congregação vieram da França e se firmaram no Rio Grande do Sul. E em 1903 outro grupo formou-se e migrou para Belém do Pará. Hoje todos os estados brasileiros possuem unidades de alguma obra marista, seja escolas e ensino superior, obras sociais, hospitais ou missionários. 

O Grupo Marista de Maringá faz parte da Província Marista Brasil Centro-Sul, que conta com os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista PUCRS (Online) Disponível em: <https://www.pucrs.br/revista/200-anos-de-historia/#:~:text=A%20atua%C3%A7%C3%A3o%20marista%20teve%20in%C3%ADcio,sabia%20de%20quem%20se%20tratava.> 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.