Altino Borba - Década de 1950

1950


Uma das figuras ilustres da história do município de Maringá é Altino Borba. Em crônica ao O Jornal, o professor A. A. de Assis prestou honras a memória amigo, a quem chamava de Dom Altino, por achá-lo com “jeito de príncipe” 

Altino Borba nasceu em Palmeira, cidade paranaense oitocentista próxima de Ponta Grossa. Criou-se em Curitiba onde se formou em Direito. Ainda, foi atleta de futebol e conquistou o bicampeonato pelo Atlético Paranaense nos anos 1929 e 1930. Após a carreira futebolística foi executivo da Rede Ferroviária Federal S.A. Foi também vereador e prefeito de Guarapuava. 

Chegou em Maringá no início da década de 1950 e suas aspirações atléticas, jurídicas e intelectuais lhe renderam boa recepção junto à comunidade da época. Tornou-se professor de português no antigo Ginásio Maringá enquanto atuava como empresário na Sociedade Telefônica do Paraná. 

Outro traço marcante do personagem é seu apreço pela poesia, que consumia e escrevia avidamente. Foi juiz num concurso de trova e criou o método do “arrepiômetro” para avaliação dos versos. Lia-se em voz alta a trova do candidato, e aquela que causasse arrepios era julgada de qualidade. 

Ainda que estivesse envolvido com atividades empresariais e intelectuais, nunca esqueceu-se da paixão pelo futebol. Segundo a Crônica de Assis (2020), “num certo dia em 1966, sem nenhum rodeio, chegou em casa e perguntou à Dona Stella: ‘Topas ir à Inglaterra ver a Copa?’. Ela topou”. Quando retornou presenteou a cidade com o livro “Maringá na Taça do Mundo”, onde reportava detalhes sobre aquele evento. 



Era entusiasta e apaixonado pelo Grêmio. Segundo Assis, “Infartou no dia 14 de fevereiro de 1982, no Estádio Willie Davis, no momento em que o Galo do Norte fez o segundo gol contra o Internacional de Porto Alegre, na vitória por 2 a 0”. 

O Centro Esportivo Dr. Altino Borba, na avenida Mandacaru, homenageia a figura histórica. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / MEM - Museu Esportivo de Maringá / Jornal do Povo de 24 de de Setembro de 2020.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.