Inauguração do Mundo das Máquinas - 1953

1953


De propriedade de Francisco Gonçalves, a loja Mundo das Máquinas foi inaugurada em 6 de janeiro de 1953. Dentre o público presente, destaca-se o padre João Janssen, que tornou-se o 2º vigário de Maringá. 

Localizado na então rua General Câmara, hoje Basílio Sautchuk, o estabelecimento comercializada máquinas de costura e outros eletrodomésticos. O edifício que o abrigou levava o nome de Gonçalves, em referência ao sobrenome de seu fundador. 

Em seu terreno, o n.º 1 da quadra n.º 14, na esquina com a rua Santos Dumont, outro estabelecimento havia sido empreendido antes por Francisco Gonçalves. Trata-se do Bar Lisboa. 


O detalhe interessante é a data da compra desta área: o documento foi emitido em 6 de maio de 1947, quatro dias antes da inauguração oficial da cidade. Outra informação interessante contida neste recibo é que Maringá ainda era distrito de Apucarana e este, aparentemente, teria sido o terceiro imóvel a ser comercializado pela então Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) no "Maringá Novo".

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo da Família Gonçalves / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.