Pioneiro: padre João Janssen

1950

Por vezes, ouvimos falar de alguns personagens da história local que não possuem ou que suas imagens são muito raras. Um desses pioneiros é o padre João Janssen.

Nascido na Alemanha em 15 de março de 1915, Janssen foi perseguido pelo Nazismo. Assim, refugiou-se no Brasil.

Ordenado sacerdote na diocese de São Carlos, tornou-se vigário de Matão e Sertãozinho, no interior de São Paulo. 

Posteriormente, o padre João Janssen migrou para a diocese de Jacarezinho em 1950, no Norte do Paraná, quando assumiu como 2.º vigário de Maringá. Na época, a Catedral ainda levava o nome de Santíssima Trindade e sua estrutura, construída em madeira, possuía apenas uma torre. 


Por motivos de saúde, João Janssen deixou a cidade. Em fevereiro de 1956 tornou-se vigário em Astorga, onde permaneceu até a sua morte.

Tem mais informações sobre esse personagem? Deixe uma mensagem. 

Fonte: Paróquia São Sebastião - Santuário Nossa Senhora Aparecida de Astorga-PR / Contribuições de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica.



Foram encontrado(s) 3 registros relacionados ao pioneiro João Janssen

1950

Inauguração do Banco Comercial do Estado de São Paulo S.A. - Década de 1950

Raros registros da inauguração do Banco Comercial do Estado de São Paulo S.A. O evento ocorreu, provavelmente, no início da década de 1950.Localizado na avenida Brasil, entre a então avenida Ipiranga (atual Getúlio Vargas) e a avenida Duque de Caxias, sua arquitetura segue parcialmente preservada nos dias de hoje. [...] Leia mais


1955

1ª cirurgia em 1955

A imagem mostra a primeira cirurgia que foi realizada no Ambulatório Nossa Senhora de Fátima, da atual Santa Casa de Maringá, em 1955. Quando Dom Geraldo de Proença Sigaud, então Bispo da Diocese de Jacarezinho, esteve na Alemanha, convidou os Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora para virem para Maringá. [...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.