Auditório Ângelo Planas - 2003

2003


Fundada em 12 de abril de 1953, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) completou 50 anos em 2003. Na oportunidade, uma logomarca foi criada para marcar o cinquentenário, e uma campanha divulgou a data com o slogan: “50 anos. É ACIM que os sonhos tornam-se realidade”. A mensagem foi veiculada sem custos por jornais, emissoras de rádio e televisão, e foi acompanhada de uma música que dizia: “ACIM, você vai caminhando, sempre criando uma luz de esperança! ACIM você vai educando, sempre plantando o futuro, uma herança! ACIM você vai superando, sempre alimentando, o futuro, a criança! ACIM, empresas trabalhando, sempre fomentando a perseverança! ACIM caminha Maringá. No país melhor não há, ACIM, orgulho do Paraná”.

Também, em abril daquele ano, houve a mudança no nome da entidade que manteve a sigla, mas passou a ser denominada Associação Comercial e Empresarial de Maringá. Anteriormente, no lugar de "Empresarial" havia a palavra "Industrial". 

Vários eventos marcaram o jubileu de ouro da ACIM. O nome do empresário Ângelo Planas, considerado associado nº 1 e um de seus fundadores, passou a denominar um auditório na sede da entidade. A foto mostra o momento do descerramento da placa em homenagem ao antigo comerciante de Maringá. No registro aparece sua filha, Walkyria Planas, segurando cópia da ata de fundação da Associação. Ao seu lado, de bigode, está seu esposo, o dentista e advogado Sebastião Campos de Almeida. 

Dentre outras atividades do calendário comemorativo, um evento foi promovido no então Centro de Eventos Araucária, localizado na avenida Carlos Correia Borges, e contou com a maior presença de ex-presidentes desde a ação similar ocorrida em 1993. Muitas homenagens foram prestadas durante a solenidade.

Outras duas ações marcaram o aniversário da ACIM: uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Humanismo Ikeda de São Paulo com participação especial das orquestras e corais da então Cesumar e da Cocamar. Ainda, no hall da associação foi criado um espaço para abrigar exposições de artistas locais, momento que a área passou a ser denominada Espaço Cultural Américo Marques Dias, em referência ao primeiro presidente da Associação. Este espaço funcionou até 2011, quando o prédio de sua sede seria remodelado.

Fontes: Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.