Inauguração da Cooperativa de Crédito Metropolitano - 1999

1999


O atual prédio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), localizado na Rua Basílio Sautchuk esquina com a rua Santos Dumont, foi alugado em meados de 1999. Anos antes, o espaço havia sido ocupado pela loja Prosdócimo. Na época, a entidade transferiu para o novo endereço o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), o Instituto para o Desenvolvimento Regional (IDR) e a Casa Mercosul (hoje, Instituto Mercosul).

Um fato curioso é que o espaço ficara anos esquecido, fechado. Quando a ACIM o alugou, o prédio passou a despertar interesse, sendo comprado pelo empresário e médico Carlos Américo, um admirador do trabalho da entidade.

Naquele ciclo de inovações, parte deste imóvel foi destinada a abrigar, talvez, aquele que foi o maior empreendimento criado pela ACIM em toda sua história: a Cooperativa de Crédito Metropolitano que, inicialmente, utilizou a marca Sicredi. Depois, ganhou a bandeira do Sicoob.

O projeto da cooperativa foi desenvolvido pelo diretor de Produtos e Inovações Tecnológicas da ACIM, Edmar Arruda, e pelo diretor executivo  e Negócios e Expansão, Gabriel Heg. A inauguração de sua primeira agência, instalada no térreo da ex-Prosdócimo, foi realizada no dia 29 de novembro de 1999, conforme o registro. Na foto, diversas personalidades do meio empresarial e político se fizeram presentes: Francisco Feio Ribeiro Filho, Edmar Arruda, Jefferson Nogaroli, Ariovaldo Costa Paulo, Antonio Fermenton, Joel Coimbra, Ricardo Barros, prof. Carlos Anselmo, Ricardo Maia, Sérgio Gini, dentre outros. 

O presidente escolhido para gerir a cooperativa foi o empresário Luiz Ajita, que continua no cargo até hoje. Curiosamente, meses antes, Ajita havia se desligado da diretoria da ACIM após um desentendimento com o presidente Jefferson Nogaroli. Mas, o respeito e a confiança mútua entre os dois continuaram, por isso Nogaroli propôs a Ajita um cargo tão estratégico.

São inúmeros os benefícios do Sicoob Metropolitano em todos os anos de atuação. Em 2001, por exemplo, a prefeitura de Maringá pediu apoio da cooperativa. Na época, os bancos cobravam R$ 1,50 por autenticação para receber os carnês do IPTU do município. A cooperativa garantiu que cobraria um preço menor, de R$ 0,50. A prefeitura negociou exatamente esse valor com outros bancos.

Ao longo dos anos, o Sicoob Metropolitano apoiou muitas ações da ACIM, seja doando carros para campanhas do comércio ou patrocinando eventos. Na cidade, a cooperativa também investe também em vários órgãos como o Conselho de Segurança, Observatório Social, Noroeste Garantias, Instituto Cultural Ingá, projetos esportivos e de cidadania, dentre muitos outros.

Fontes: Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.