O modernismo do Grande Hotel Maringá - 1957

1957


Os dois belos registros, claramente produzidos por profissionais da fotografia, traduzem toda a imponência e a modernidade contidas na arquitetura do então empreendimento da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. 

Com projeto de José Augusto Bellucci, o Grande Hotel Maringá foi construído entre 1951 e 1956, vindo a ser inaugurado em 22 de setembro deste último ano, com a presença de diversas autoridades políticas e lideranças empresariais. 

Quanto as fotos, elas podem ter sido feitas no mesmo dia em que a Rilton Filmes, de Renato Melito, produziu um pequeno vídeo promocional sobre os dez anos de Maringá, quando se registrou os principais eventos do calendário alusivo a data, bem como foram expostos alguns dados estatísticos e prédios que expressavam a pujança econômica da jovem cidade. 

Independente disso, a segunda imagem é a que mais chama a atenção. Foi cuidadosamente composta com 12 belas e jovens mulheres desfilando sobre as suas bicicletas em frente ao estabelecimento hoteleiro. A mensagem desejada com essa produção, certamente, foi materializar a heterogeneidade maringaense daquela época. 

Fontes: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.