Pioneiro: José Geraldo da Costa Moreira

1959


José Geraldo da Costa Moreira chegou a Maringá em 1959 como superintendente da Byington & Cia. Colonizadora, para dirigir um loteamento de 70 mil alqueires. 

No início de 1960, deixou a companhia e ingressou para o campo imobiliário, inaugurando uma das mais conceituadas empresas do gênero na região: a Promove, que foi responsável pelas construções de diversos edifícios de Maringá, cujos lançamentos obtiveram repercussão em todo o estado. 

Grande incentivador dos esportes, José Geraldo da Costa Moreira dedicou bastante atenção à natação por meio de estímulos aos atletas do Clube Olímpico de Maringá - inclusive tendo financiado a construção de sua piscina olímpica.  Nesse contexto, criou a Liga de Esportes Amadores de Maringá, a LEAM, participando dos Jogos Abertos do Paraná desde 1964. Como desportista ferrenho, esteve presente nas Olímpiadas de Montreal em 1976.

Sua intensa participa no mundo dos esportes lhe rendeu homenagem no Centro Esportivo do Jardim Alvorada, que empresta o seu nome. 

Quanto a Companhia Byington, vale a citação da dissertação de Flávio Fabrini, "Formação socioespacial do Noroeste do Paraná e a ação da Companhia Colonizadora Byington": 

"A Companhia Byington é de origem norte-americana. Seus fundadores migraram para o Brasil e iniciaram as atividades no Estado de São Paulo, atuando no ramo de eletricidade. Antes de se estabelecerem no Estado de São Paulo, os Byington realizaram atividades na capital da Argentina, Buenos Aires e, em seguida, no Rio de Janeiro. Após o período no Rio de Janeiro, foram para Campinas, quando os empreendedores começam a realizar as primeiras atividades no fornecimento de energia, criando pequenas hidrelétricas.

A primeira localidade a ser construída pela Byington foi a atual sede municipal de Xambrê. Os demais núcleos urbanos, as localizações e suas territorialidades, serão tratados no decorrer do trabalho.

Paulo Egydio Martins foi um dos responsáveis mais influentes ao assumir a Byington & Companhia, iniciando atividades que denominou de 'Aventura no Paraná'."

Fontes: Folha do Norte do Paraná de 10 de maio de 1978 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica / Dissertação de mestrado de Flávio Fabrini, "Formação socioespacial do Noroeste do Paraná e a ação da Companhia Colonizadora Byington".



Foram encontrado(s) 3 registros relacionados ao pioneiro José Geraldo da Costa Moreira

1974

Reestruturação da piscina do Clube Olímpico de Maringá

Em 1974, o Clube Olímpico de Maringá, que ficou popularmente conhecido como o "majestoso do asfalto", inaugurou as novas estruturas de sua área aquática. Trata-se de uma piscina olímpica para, além do lazer, a realização de campeonatos de natação. A área recebeu o nome de José Finkel, que nasceu em 1954 e que foi [...] Leia mais


1979

Vista aérea do Jardim Alvorada - 1979

Interessante registro aéreo do Jardim Alvorada em 1979.A avenida Pedro Taques está à esquerda. Mais ao meio da imagem está o Centro Esportivo do bairro, que leva atualmente o nome de José Geraldo da Costa Moreira. Ao fundo aparece o centro de Maringá.Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Mar[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.