Rei Momo do Carnaval - 1959

1959

O Carnaval era uma festa popular muito celebrada em Maringá na década de 1950. Seja pela tradição que antecede a quaresma, seja pelos bailes venezianos, o evento abrilhantava os salões  sociais, com música, fantasias, confete, lança-perfume e serpentina. 

O carnaval era majoritariamente um evento de clubes. Mas, a festa também era comemorada nas ruas, sem tanto requinte. 

A revista A Estampa do Norte do Paraná, dirigida por Ivens Lagoano Pacheco, na edição de fevereiro de 1959, trouxe a fotografia do Rei Momo eleito naquele ano. Trata-se de Julio de Oliveira que aparece trajado com vestimentas reais em cetim brilhante, sapatos finos e cetro. Ao lado aparece sua companheira de folia, cujo nome não é mencionado. 

Momo é uma personagem da mitologia grega, nascida de Nix, deusa da noite, que ficou conhecida por zombar dos deuses do olimpo. A irreverência, alegria e audácia serviram de inspiração para os foliões do carnaval. Presente na literatura desde o século XVI, e no carnaval carioca desde a década de 1930, em Maringá fez história.

Ao longo da década de 1980, o posto foi ocupado pelo escritor Osvaldo Reis.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá /  A Estampa do Norte do Paraná - Fevereiro de 1959.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.