Manicardi na Pedreira Municipal - 1959

1959

Nascido no dia 28 de maio de 1925 em Itápolis, no interior de São Paulo, filho do proprietário de hotel, Antonio Mário Manicardi era um jovem ator de teatro. 

Um concurso de rádio novela o levou para a capital paulista. Para Maringá veio em 1950 para ser locutor de comício. Assumiu o cargo de diretor de publicidade da campanha do candidato a prefeito, Inocente Villanova Júnior, que saiu vitorioso no final de 1952. Com a vitória, Manicardi se tornou o primeiro funcionário público do município. 


Na cultura, sua atuação massiva foi no rádio, abordando a simplicidade caipira do campo e a poesia urbana. Na política foi sucessivamente eleito vereador, inclusive chegando a ocupar o cargo de presidente da Câmara Municipal. 


Segundo a matéria de fevereiro de 1959, durante a gestão de Américo Dias Ferraz, Nhô Juca, como era conhecido, ocupou o cargo de Administrador de Serviços da Prefeitura. O flagrante, realizado no ano de 1959, mostra Manicardi à direita, junto com um funcionário da Pedreira Municipal, localizada a 12 quilômetros do centro de Maringá. 

Era dessa estrutura que  saia a matéria prima de pavimentação da cidade, demanda essencial e emergencial da época 

Nhô Juca faleceu em dezembro de 2022 aos 97 anos.

Veja mais da história desse personagem aqui 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista  A Estampa do Norte do Paraná - fevereiro de 1959.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.