Arthur Thomas - 1949

1949

Quem olhar mapas antigos de Maringá notará que existe uma rua que cruzava a então praça Dom Pedro II, ao lado do Paço Municipal. Trata-se da rua Arthur Thomas. Hoje, ela não divide mais a praça, que tornou-se Centro de Convivência Dep. Renato Celidônio. 

Arthur Huge Miller Thomas nasceu na Escócia, na capital Edimburgo, em 1889. Foi um jornalista, um literato e um agente econômico exterior.  Empregado por Simon Joseph Fraser, o Lord Lovat, na Sudan Plantations Syndicate, administrou a propriedade de produção de algodão no Oriente. 

Quando Lovat, junto de amplo grupo, adquiriu terras em solo brasileiro, foi Arthur Thomas um de seus representantes. Chegou ao Brasil aos 34 anos, e, mais tarde, passou a ocupar o cargo de gerente da Companhia de Terras Norte do Paraná, que havia sido fundada em 1925 

Sua atuação é mais duradoura em outros municípios da colonizadora, como é o caso de Londrina, onde se estabeleceu. Isso se dá pelo fato de ele ter se aposentado em 1949, dois anos após o lançamento oficial de Maringá. Ainda assim, Arthur Thomas não passou despercebido e foi homenageado com seu nome em um logradouro na região mais nobre da cidade. 

Arthur Hugh Miller Thomas faleceu em 1960, aos 71 anos, vítima de um câncer.  

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista A Pioneira de Londrina - Setembro 1949.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.