Osvaldo Reis como Rei Momo - 1981

1981

O escritor Osvaldo Reis (1950 – 2017) foi durante muitos anos o Rei Momo da cidade. Teve uma participação ativa na política e trabalhou como chefe de gabinete do ex-deputado federal Renato Bernardi e do ex-prefeito Said Felício Ferreira. Na foto, do acervo do fotógrafo de Tabajara Marques, Reis participa do carnaval de 1981.

Filho de mineiros, Osvaldo era o caçula de uma grande família de dez. Nasceu paranaense em 9 de outubro de 1950 na fazenda Santa Helena, no município de Bom Sucesso.

Sempre viveu no campo, à exceção de Maringá e Jussara, onde fez os cursos primário e secundário. Em Maringá, estudou nas escolas Gastão Vidigal, Vital Brasil e Colégio Poli.

Fez diversos cursos na área de relacionamento humano. Foi articulista-colaborador da revista Pois É e dos jornais Correio da Cidade, O Diário do Norte do Paraná e O Jornal, todos veículos locais.

Em Goioerê, sua área de atuação, conheceu o advogado Jayme Rodrigues de Carvalho, que foi candidato a prefeito em 1972 e, em 1974, elegeu-se deputado estadual. Osvaldo era, também, o apresentador dos comícios do MDB.

Em 1975, foi para a Assembleia Legislativa com Jayme Carvalho, lá ficando até 1978. Um ano depois, tornou-se chefe de gabinete do deputado Antonio Annibelli. No início da década de 1980, retornou a Maringá e, por algum tempo, exerceu a atividade comercial. Em 1983, voltou a Brasília para chefiar o gabinete do deputado Renato Bernardi, com quem ficou até o final de seu segundo mandato (1990). Em 1991, assessorou o então deputado federal Said Ferreira no planejamento de sua campanha a prefeito de Maringá.

Em 1994, Osvaldo Reis foi assessor de gabinete do prefeito Said Ferreira, secretário-executivo da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e da Associação dos Municípios da Macrorregião Noroeste do Paraná (Macronoroeste).

Osvaldo Fernandes Reis faleceu em 8 de janeiro de 2017, aos 66 anos. 

Fontes:  Blog do Rigon / Folclore Político - Boca Maldita Poucas e Boas das Velhas Raposas, de Osvaldo Reis / Acervo jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.