Crianças no Núcleo Social - Outubro de 1973

1973


A Folha do Norte do Paraná de 21 de outubro de 1973 informou que 380 crianças, entre seis meses e 7 anos de idade, eram atendidas pelo Núcleo Social Papa João XXIII, projeto que foi criado pelo bispo Dom Jaime Luiz Coelho quase um ano antes. 

A nota também destacou: "(...) Lá, aprendem de tudo, até como cuidar de uma horta. A intensa atividade e o elevado número de crianças fazem do Núcleo um dos lugares mais alegres da cidade. (...)". 

Sobre o projeto, em 1964, durante o Concílio Ecumênico da Igreja Católica, Dom Jaime, juntamente do vigário de Floresta, o padre Antonio Martinelli, conseguiu sensibilizar autoridades e personalidades da cidade da Bréscia, na Itália, quanto os problemas sociais que Maringá enfrentava. Como consequência foi fundado naquela mesma cidade o Secretariado Freternitá, sob a presidência de Giuseppe Inselvini, o qual passou a desenvolver trabalhos em benefício de Maringá por meio de obras assistenciais. 

Um dos resultados efetivos dessa parceria foi a fundação e a construção do Núcleo Papa João XXIII. Com recursos enviados da Bréscia, a obra social foi executada por meio da Mitra Diocesana, próximo à Vila Vardelina. 

Fontes: Folha do Norte do Paraná de 21 de outubro de 1973 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.