Fábrica de Bebidas Ouro Verde - Final dos anos 1950

1950


A Fábrica de Bebidas Ouro Verde (Progiante, Sanches & Cia) funcionou na avenida Mauá, nº 1.372, antes de ser transferidas, décadas depois, para o Contorno Sul. 

Fundada em 1947 na cidade paulista de Estrela D'Oeste pelo industrial Amadeu Progiante, a fábrica foi trazida para Maringá no ano de 1952. Vislumbrou-se a expansão dos negócios frente ao crescimento da nova cidade, como de fato ocorreu. 

Em 1958, o responsável pela equipe era o jovem Fiori Progiante. Guido Progiante era sócio e responsável pela frota de veículos. A gerência comercial era conduzida por José Soares da Costa junto de seu auxiliar, Olivino Rodrigues. 

Eram muitos os processos para a produção dos produtos Ouro Verde. Um foguista alimentava a caldeira, que acionava uma grande máquina para a lavagem dos vasilhames de vidros, serviço que era desempenhado sob a coordenação de algumas mulheres. De forma automática, além da limpeza também era feita a esterilização dos litros. Ervas e diversas outras matérias-primas eram transformadas nos mais variados produtos da fábrica: refrigerantes, licores e conhaques, dentre outros, que tinham suas fórmulas preparadas pelo químico Fortunato Progiante. 


Durante décadas a Fábrica de Bebidas Ouro Verde foi uma potência, além de símbolo de qualidade. 

Fontes: Norte do Paraná em Revista de setembro de 1958 / Acervo e contribuição de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.