Lojas Americanas - Junho de 1989

1989


O Jornal trouxe a manchete acima no dia 1º de junho de 1987. 

A Superintendência Nacional de Abastecimento, a Sunab, foi uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Agricultura. Criada em setembro de 1962 e extinta em julho de 1997, era dirigida de forma autônoma com a finalidade de executar a política nacional de abastecimento. Fiscalizava, portanto, preços de alimentos in natura e industrializados, produtos vegetais e animais, assim como bens e serviços ligados às atividades da agropecuária e da pesca. 

Com a decretação do Plano Cruzado durante o governo do presidente José Sarney (1985-1990), a Sunab alcançou grande popularidade por atuar na regulação destes produtos. Visava combater a inflação visto que a nova política monetária estabeleceu o congelamento de preços e salários.

Como destacado na matéria do impresso maringaense, era comum os estabelecimentos comerciais abaixarem as portas para corrigirem os preços de diversos produtos após a fiscalização da Sunab. 

Quanto a tradicional unidade das Lojas Americanas de Maringá, as suas obras tiveram início em janeiro de 1979 por meio da Construtora Plaenge. Anteriormente o terreno era ocupado pela Transparaná. A conclusão e respectiva inauguração se deu em 22 de setembro daquele mesmo ano.

Fontes: O Jornal de 1º de julho de 1987 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.