Comitiva maringaense com o fundador da Sony - 1979

1979

Maringá é cidade-irmã de Kakogawa, na província de Hyogo, no Japão, desde 1972, com a promulgação da lei nº 946/72. Em 1978, em comemoração aos 70 anos de imigração japonesa no Brasil, o casal imperial herdeiro do trono japonês visitou Maringá. No ano seguinte, em 1979, foi a vez da comitiva maringaense visitar a cidade-irmã no Japão. 

Além de comparecer em diversos espaços públicos, a parceria entre as cidades irmãs também se deu no campo dos negócios, especialmente na indústria e no comércio. 

A comitiva brasileira foi muito bem recebida em uma das maiores empresas do Japão, que se tornaria uma gigante mundial, a Sony Group Corporation, um conglomerado multimídia japonês e a 140° maior empresa do planeta.

Interessado no que podia aprender com os brasileiros, a comitiva foi recebida pelo próprio diretor fundador da Sony, que colocou o alto escalão da empresa para aprender com os brasileiros, num gesto de humildade e consideração e, claro, numa excelente movimentação de marketing. 

A imagem registra o fato. Estão presentes, da esquerda para a direita: Yoshiaki Oshiro, secretário de Administração de Maringá; Shiniti Ueta, diretor da Acema; Tadayoshi Akimoto diretor da Acema. Sentados: Antônio Ueno, deputado federal; e Akio Morita, fundador e presidente da Sony. Na época a empresa era líder de seu segmento no mundo inteiro. 

A comitiva maringaense também pôde fazer uma visita de cortesia e retribuição ao príncipe herdeiro do Japão, recebendo dele  150 mudas de cerejeiras, que foram plantadas em vários logradouros de Maringá, inclusive no Parque do Ingá.

Tadayoshi Akimoto veio a falecer no dia 2 de novembro de 2023, aos 100 anos de idade.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Foto: Assessoria de Comunicação da Sony / Agradecimento à Shiniti Ueta.



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.