Posse dos Vereadores - 1969

1969

Em 1968, as eleições municipais ocorreram no dia 15 de novembro. Na oportunidade, três grupos colocaram seus candidatos no páreo para a prefeitura: Adriano José Valente (MDB), João Paulino Vieira Filho (ARENA I) e Ardinal Ribas (ARENA II). 

João Paulino havia sido prefeito entre 1960 e 1965, tendo sido eleito deputado federal com expressiva votação logo que deixou a função; Ardinal Ribas tinha sua imagem prejudicada devido aos atrasos na entrega dos serviços e as disputas judiciais que enfrentava com sua empresa, a Sociedade Telefônica do Paraná; o advogado Adriano José Valente, que havia sido derrotado na disputa anterior, sagrou-se vitorioso com 54,3% dos votos (19.471). 

Em 31 de janeiro de 1969, a posse do prefeito ocorreu no Cine Horizonte. No mesmo dia, os vereadores eleitos foram diplomados na própria Câmara Municipal. A sede do legislativo funcionava, à época, em uma pequena estrutura localizada na avenida Tiradentes esquina com a rua Mem de Sá. Foram eleitos para aquela legislatura (1969-1973):

- Alaydio Gaspar (MDB);
- Anésio Carreira (ARENA);
- Antônio Mário Manicardi (ARENA);
- Antônio Facci (MDB);
- Antônio Pedro Assunção (MDB);
- Antenor Sanches (ARENA);
- Ary de Lima (ARENA);
- Egídio Assmann (MDB);
- Kazumi Taguchi (ARENA);
- Leonardo Grabois (MDB);
- Midufo Vada (ARENA);
- Osvaldo Vieira (ARENA);
- Paulo Vieira de Camargo (ARENA);
- Sebastiana Costa Tobias (MDB);
- Tetuo Nishiyama (ARENA);
- Walber Souza Guimarães (MDB);
- Wilson do Amaral Brandão (MDB).


As fotos mostram detalhes da posse dos vereadores. Na primeira imagem, Ary de Lima surge à esquerda, cumprimento, possivelmente, o juiz eleitoral; na segunda, o vereador Ary de Lima aparece ao centro discursando. Ele viria a assumir a presidência do Legislativo entre 2 de fevereiro de 1969 e 1º de fevereiro de 1970. Na mesa de autoridades, da esquerda para a direita: Mário Clapier Urbinati, Silvio Barros, Dom Jaime Luiz Coelho, Antenor Sanches, Ary de Lima, Midufo Vada, Renato Bernardi; a terceira imagem mostra Ary de Lima entregando o diploma para um dos vereadores; o quarto registro mostra Antonio Facci, ao centro. Encostado na porta aparece o colunista social Frank Silva; na quinta foto, Ary de Lima entrega o diploma ao vereador Kazumi Taguchi; a última imagem mostra Kauzimi Taguchi e Antônio Pedro Assunção. 

Reconheceu os demais personagens? Deixe uma mensagem.

Fontes: Acervo Família Valente / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.