A formação do Parque Alfredo Werner Nyffeler - 1988

1988

Segundo relatos de antigos moradores da Vila Morangueira, uma grande erosão acabou surgindo entre algumas árvores na propriedade que era ocupada pela Fazenda Maringá, de Alfredo Werner Nyffeler, então gerente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Formando ao centro um pequeno lago de aproximadamente 15 m², o espaço passou a ser utilizado por crianças e jovens das redondezas como um ambiente de lazer. 

Sem os devidos cuidados do Poder Público, o espaço acabou se tornando um problema para moradores do bairro. Somado ao lixo que era descartado, malfeitores e usuários de drogas começaram a frequentar o local. 


Foi em 1986, durante a gestão do prefeito Said Felício Ferreira, que o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Antonio Tortato, iniciou o projeto de recuperação da área. Sob responsabilidade do engenheiro Carlos Augusto Lopes, as obras foram executadas ao longo de dois anos. Durante o período, além de benfeitorias, muitas carcaças de veículos abandonados e lixo hospitalar foram retirados. Inclusive, a raspagem do solo foi realizada para que nova camada de terra fosse aplicada, permitindo a execução do projeto paisagístico conhecido atualmente, com lago artificial e barragem. 

A cerimônia de reconhecimento público do espaço como Parque Alfredo Werner Nyffeler ocorreu no auditório Hélio Moreira, na Prefeitura Municipal, em 28 de outubro de 1988. Diversas autoridades compareceram ao evento juntamente do próprio homenageado, que viria a falecer em 2001, aos 94 anos. Dentre as personalidades destacam-se o secretário municipal João Preis; membros da diretoria da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, como Gastão de Souza Mesquita; o governador do Paraná, Álvaro Dias, dentre outros.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.