Grupo folclórico Os Lusíadas - Década de 1980

1980

A história do folclore do Grupo Lusíadas começa em 1966, quando o então diretor Manuel Dias da Silva, junto  com a esposa e filhas, ensaiou alguns números de músicas típicas portuguesas.  Bem recebidas pelos associados, essas músicas motivaram o surgimento do grupo folclórico "Ala dos Namorados", cujo nome é uma alusão à Batalha de Aljubarrota vencida pelos portugueses sobre os espanhóis.


Durante cinco anos, o conjunto difundiu e manteve viva a tradição lusitana, proporcionando deleite aos patrícios e, principalmente, aos brasileiros, que passaram a conhecer e aplaudir as músicas portuguesas. Em 1971, o movimento folclórico fortaleceu-se com o grupo atual "Os Lusía­das" - uma homenagem à obra da maior celebridade literária de Portugal, Luís de Camões - que substituiu o "Ala dos Namorados".


O grupo se apresenta regularmente em Maringá, nas dependências do CEPO -Centro Português de Maringá e em datas cívicas do município.  Além disso, já realizou turnês em 15 estados brasileiros e em Portugal, usando roupas tradicionais e explorando o  rico repertório musical português.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Jubileu de Prata do Centro Português de Maringá (1964 -1989).


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.