Comitiva maringaense em Leiria, Portugal - 1984

1984

A ideia da relação de irmandade entre Leiria, Portugal e Maringá nasceu nas dependências do CEPO - Centro Português de Maringá, fundado em 1984. Com o florescimento da relação de irmandade com Kakogawa, que começou dez anos antes, em 1972, surgiu o estímulo entre os portugueses e seus descendentes em Maringá para fazer o mesmo com uma cidade lusitana. 

A cidade escolhida foi Leiria, por ser central e ter o mesmo perfil econômico e ramos industriais que Maringá à época. Leiria é uma cidade oficialmente fundada em 1545 e presente na história de Portugal desde a Idade Média.  

O CEPO estimulou o governo municipal durante a gestão do prefeito Sincler Sambatti, em 1982, que recebeu bem a proposta e promulgou a Lei nº 1599 em 5 de novembro daquele mesmo ano. No ano seguinte, em 1983, a correspondência oficial chegou aos portugueses, que acolheram a ideia com o mesmo entusiasmo que seus descendentes no Brasil. 

Foi apenas em 1984, durante a gestão do prefeito Said Felício Ferreira, que Leiria recebeu a primeira comitiva brasileira em solo português de maneira oficial. A foto mostra a reunião oficial entre  autoridades portuguesas e brasileiras na cidade de Leiria. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Jubileu de Prata do Centro Português de Maringá (1964 -1989).


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.