Pioneiro: Said Felício Ferreira

1960

Com texto de Marco Antonio Deprá:


As duas primeiras imagens mostram ações promovidas com correligionários durante a campanha municipal de 1982, quando Said Ferreira disputou e venceu as eleições para a Prefeitura de Maringá. A terceira foto traz o então prefeito junto do deputado estadual Tadeu França e do deputado federal prof. Renato Bernardi. 

A origem da família de Said Felício Ferreira é síria. Em 1912, seu avô paterno Moisés Ferreira migrou para o Brasil estabelecendo-se em Dois Córregos. Foi nesta cidade do interior paulista que Said Felício Ferreira nasceu em 10 de novembro de 1933, filho de Chiadi Ferreira e Olga Aiub Ferreira.

Em 1957, Said se graduou no curso de Medicina pela Universidade Federal do Paraná e se estabeleceu em Laranjeiras do Sul, no Paraná, onde em 11 de outubro de 1958 se casou com Irma Badotti, com quem teve cinco filhos: Alexandre, Vinícius, Paulo Eduardo, Lígia e Marcos Victor.

Logo em seguida, Said fixou residência em Atalaia, na rica zona cafeeira do Noroeste do Paraná, onde instalou uma Casa de Saúde. Mas seu pensamento estava em Maringá, que era mais promissora.

O sonho de Said se realizou em 30 de abril de 1960, quando se transferiu à nova cidade, onde fundou o Hospital e Maternidade São Marcos em 21 de setembro de 1962, estabelecimento que atuou como diretor. No empreendimento ainda instalou a Escola de Atendente de Enfermagem Carlos Chagas. O hospital cresceu e se consolidou graças ao apoio e ajuda dos médicos que acreditaram na visão de seu gestor. 

Said também foi presidente da Sociedade Médica de Maringá (SMM) durante o biênio 1964-1965. Fundada oficialmente em 15 de dezembro de 1949, a primeira sede própria da SMM só veio 20 anos depois, em 1969, quando a entidade se fixou no 8º andar do Edifício Atalaia, de onde saiu em 1990 para o prédio atual, cuja construção foi iniciada em março de 1985.

O envolvimento de Said Felício Ferreira com a política local começou em 1964, quando foi candidato a vereador pelo Partido Social Democrático (PSD), ocasião em que obteve 205 votos e não se elegeu. Em 1976, foi candidato a prefeito e acabou como o terceiro mais votado. 

Said venceu as eleições de 1982 e 1992 para prefeito. Na primeira, derrotou, pelo PMDB I, os candidatos Horácio Raccanello Filho (PMDB II), Anníbal Bianchini da Rocha (PDS III), Ademar Schiavone (PDS II). Antonio Facci (PDS I), Egídio Assmann (PTB) e Nelson Elias Aiex (PT). Na segunda oportunidade, derrotou, pelo PMDB, os candidatos Odílio Balbinoti (PTB), Joel Geraldo Coimbra (PDT), Miro Falkemback (PFL), Aníbal Sanchez Moura (PT), Marco Antonio A. da Rocha Loures (PL), Walber Sousa Guimarães Júnior (PSDB) e Assendino Alves Santana (PRP).

Suas gestões se deram entre 1º de fevereiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988 e 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996. Teve como vice-prefeito Noboru Yamamoto, no primeiro mandato, e Mário Massao Hossokawa, no segundo. Com 10 anos de mandato, Said é o prefeito que ficou mais tempo no cargo em Maringá.

Principais conquistas obtidas durante este período, seja utilizando recursos do Município ou em articulação com as lideranças comunitárias e com os governos estadual e federal:

- Construção do novo prédio da CEASA e do trevo de acesso ao local;
- Implantação do Contorno Sul, com 16,5 quilômetros;
- Construção do novo prédio do Fórum e das Juntas de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho;
- Instalação da Bolsa de Cereais;
- Construção do Paço Municipal Silvio Magalhães Barros;
- Construção do Teatro Regional Calil Haddad e Museu Histórico, de Arte e Botânica Helénton Borba Cortês;
- Conclusão da urbanização da avenida Colombo, no trecho entre a avenida São Paulo e o cruzamento da BR-376 e PR-317;
- Implantação do Centro de Convivência Comunitária Deputado Renato Celidônio;
- Criação do Parque Alfredo Werner Nyfeller;
- Construção de 20 Postos de Saúde e ambulatórios e o novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde;
- Construção de 12 escolas municipais e 10 creches;
- Construção de 2 postos do Corpo de Bombeiros;
- Criação da URBAMAR, que deu início ao Novo Centro, incluindo a construção do túnel Linner, que escoa as águas para o Parque do Ingá. Durante sua gestão executou 85% das obras incluindo a construção do túnel para rebaixamento de linha férrea e viadutos;
- Construção de 1.456 casas populares no Conjunto Requião, Floriano, Iguatemi, contribuindo para a erradicação das moradias precárias na cidade;
- Doação de 943 lotes urbanizados no Conjunto Guaiapó e em Floriano e mais 150 terrenos para o Programa de Autoconstrução;
- Construção do Novo Aeroporto Regional de Maringá;
- Iniciou a construção da Nova Rodoviária;
- Pavimentação da segunda pista de contorno do Parque do Ingá, com galerias, calçadas e ciclovia;
- Mudança das lagoas de tratamento de esgoto da zona sul para fora do perímetro urbano;
- Urbanização do Bosque das Grevíleas, na Zona 5;
- Conclusão do novo prédio da Câmara Municipal;
- Construção do Presídio de segurança máxima;
- Pavimentação de 1.587.000 m² de asfalto novo nos bairros e recapeamento e regularização de 600.000 m².

Em 1990, no intervalo dos dois mandatos de prefeito, Said se candidatou ao cargo de deputado federal, elegendo-se para uma das cadeiras da 49ª legislatura, de 1º de fevereiro de 1991 a 31 de janeiro de 1995. Naquela legislatura, além de Said, Maringá também foi representada na Câmara dos Deputados por Antonio Paula de Souza da Bárbara (Antonio Bárbara), do PRN, e Amauri Meneguetti, do PTB, que exerceu o cargo por um curto período (3 a 31 de janeiro de 1995), como suplente. Said ficou no cargo até o final de 1992, quando se candidatou novamente a prefeito de Maringá e venceu facilmente as eleições.

A implantação dos cursos de Medicina e Odontologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a do Hospital Universitário são atribuídas ao empenho pessoal de Said. Em 1987, ao constatar a carência de vagas nos cursos de Medicina e Odontologia no Paraná, decidiu consultar o Conselho Universitário da UEM para a criação dos dois cursos. À época, assumiu a responsabilidade, junto com reitor, pela manutenção dos cursos, além do compromisso de construir pavilhões didáticos e a primeira etapa do Hospital Universitário que entrou em funcionamento no dia 20 de janeiro de 1989, e que no início era apenas um Pronto-Socorro. Como deputado federal, Said apresentou emendas ao orçamento da União para o repasse de verbas para o Hospital Universitário e para a Clínica Odontológica da Universidade.

Nas eleições de 1998 voltou a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PMDB, porém não conseguiu se eleger.

Said disputou a última eleição em 2006, quando foi candidato a deputado estadual pelo Partido Verde. Não se elegeu. Aos 76 anos de idade, ainda se dedicava às atividades no Hospital e Maternidade São Marcos, onde era diretor. Também era empresário e pecuarista.

Faleceu em 4 de julho de 2010 no Hospital São José da Beneficência, em São Paulo, onde estava hospitalizado para um implante de safena. O corpo foi velado e cremado na capital paulista. Um mês depois, a urna com suas cinzas foi depositada no túmulo da família, que fica na galeria dos ex-prefeitos do Cemitério Municipal de Maringá.

Por meio da Lei Estadual nº 17.509, de 28 de fevereiro de 2013, de autoria do Deputado Estadual Dr. Batista, o Hospital Universitário Regional de Maringá foi denominado “Doutor Said Felício Ferreira”. Em 30 de agosto de 2019, por meio da Lei nº 10.490, o Terminal Urbano Intermodal também recebeu a mesma denominação, fazendo com este personagem seja o único a possuir duas homenagens em equipamentos públicos pela cidade. 

Segundo Said Ferreira, “Administrar é uma arte. A arte de compatibilizar números frios do técnico com a música vibrante do trabalho, da poesia, da criatividade e a crítica do cidadão”. O lema de suas duas administrações municipais foi “Administração Comunitário de Maringá”.

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Contribuição e texto de Marco Antonio Deprá / Contribuição de Veroni Friedrich / Acervo Maringá Histórica. 



Foram encontrado(s) 26 registros relacionados ao pioneiro Said Felício Ferreira

1993

Said Felício Ferreira - Posse em 1993

Este foi o evento solene de posse do então prefeito, eleito no final de 1992, Said Felício Ferreira, tendo como vice-prefeito Mário Hossokawa.Na oportunidade, Said assumia sua segunda gestão como prefeito de Maringá, depois de ter sido eleito na corrida eleitoral do ano anterior por meio da coligação entre PMDB, PDS e[...] Leia mais


1983

Inauguração da Sede da ACIM - 1983

Raymundo do Prado Vermelho em entrevista.Foi durante a Gestão (1982-1983) de Raymundo do Prado Vermelho, que a ACIM teve sua Sede reestruturada.O edifício, localizado na Rua Néo Alves Martins esquina com a Avenida Herval, foi concretizado pela Construtura Habitação.Álvaro Miranda Fernandes em frente ao "novo" auditório[...] Leia mais


2009

Viva o Verde de Maringá

Capa2ª capaLivreto produzido pela prefeitura municipal de Maringá, durante uma das duas gestões do então prefeito Said Felício Ferreira (não é citado o ano de elaboração).Índices sociodemográficos e diversas Empresas e Clubes de Serviço são mostrados no documento. Dentre as empresas: Balfar, Noma, Transparaná, Cocamar,[...] Leia mais


1984

I Festival de Música Sertaneja de Maringá - 1984

Organizado pela então Secretaria de Cultura e Turismo da gestão do prefeito Said Felício Ferreira, o I Festival de Música Sertaneja de Maringá aconteceu no Parque de Exposições entre os dias 22 e 24 de julho de 1984.Com entrada gratuita, as duplas e grupos se inscreveram para apresentar músicas inéditas ou interpretar [...] Leia mais


1972

Rua Joubert de Carvalho - Entre 1969 e 1972

Registro da rua Joubert de Carvalho feito entre 1969 e 1972. À esquerda aparece um ponto de táxi, que ficava instalado na praça Raposo Tavares. Ao fundo surge parte do Edifício Atalaia, empreendido na década anterior pelo médico e agropecuarista Said Felício Ferreira. À direita um ônibus circula pelo pátio de mano[...] Leia mais


1956

Zitão e Assis no Aero Clube - 1956

Aparecem na imagem, João Antonio Corrêa Jr., o conhecido "Zitão", ao lado de seu amigo Antonio Augusto de Assis, o A. A. de Assis. O registro foi feito na sede social do Aero Clube de Maringá, que ficava na avenida São Paulo, em 21 de abril de 1956.Paulista de Águas da Prata e criado em Poços de Caldas, Zitão cheg[...] Leia mais


2020

VLOG: Edifício Atalaia

Com projeto do engenheiro civil Luty Vicente Kasprowicz, o Edifício Atalaia é um prédio comercial que foi empreendido pela Organização São Marcos Ltda., empresa do médico Said Felício Ferreira, proprietário do Hospital e Maternidade São Marcos. Com 12 pavimentos, incluindo sobreloja, térreo e subsolo, o edifício é[...] Leia mais


1960

Hospital São Marcos - Década de 1960

Raro registro do Hospital e Maternidade São Marcos, possivelmente, ao longo da década de 1960.De propriedade do médico e empresário Said Felício Ferreira, o estabelecimento foi inaugurado em 21 de setembro de 1962. No local ainda funcionou a Escola de Atendente de Enfermagem Carlos Chagas. A imagem mostra a então [...] Leia mais


1995

Lançamento do livro Sociologia de Botequim - 1995

Evento de lançamento do livro Sociologia de Botequim que foi realizado em 8 de dezembro de 1995, no Auditório Hélio Moreira anexo ao Paço Municipal Silvio Magalhães Barros. O livro foi escrito pelo jornalista Messias Mendes e traz reflexões sobre a política e a sociedade. Na primeira imagem o autor aparece cu[...] Leia mais


1970

Paço Municipal e Gabinete do Prefeito - Década de 1970

Registro do gabinete do prefeito, possivelmente, no final da década de 1970.A imagem foi feita a partir do atual Centro de Convivência Renato Celidônio, que foi inaugurado apenas em 1987. Na época da foto existia uma via de acesso para veículos próximo da cerca viva, onde ficavam áreas para estacionamento privativo de [...] Leia mais


1991

Ulysses Guimarães na UEM - 1991

Raríssimo registro de um evento organizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM) para recepcionar Ulysses Silveira Guimarães, em junho de 1991.Aparecem na imagem, da esquerda para a direita: Marco Rocha Loures, Bárbara Barros, o então reitor Décio Sperandio, Ulysses Guimarães, Marcela Gonçalves  que era presid[...] Leia mais


1960

Praça Raposo Tavares - Final dos anos 1960

Belo registro da praça Raposo Tavares, possivelmente, ao longo da segunda metade da década de 1960.Ao centro aparece sua fonte luminosa, que foi remodelada durante a gestão de João Paulino Vieira Filho (1960-1964). À esquerda vemos o Edifício Atalaia, construído pelo médico Said Felício Ferreira. À direita está o Edif[...] Leia mais


1951

Primeiro prédio da Prefeitura de Maringá

Esse foi o local onde funcionou a primeira estrutura pública municipal de Maringá. Localizada na avenida XV de Novembro esquina com a avenida Getúlio Vargas (onde hoje está o Centro de Ação Cultural), o prédio iniciou suas atividades como sub-prefeitura de Mandaguari, quando ainda a cidade era distrito. Depois, c[...] Leia mais


1990

Conjunto Requião - Década de 1990

Registro de algum ponto do Conjunto Habitacional Requião, possivelmente, ao longo da década de 1990.Em destaque o ônibus da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), de prefixo 023 - Cj. Requião, transitando pelas vias com muita lama devido a falta de asfalto. O Conjunto Habitacional Requião, localizado na Zona No[...] Leia mais


1985

Terminal Urbano da Praça Napoleão Moreira da Silva - 1985

Essa foi uma das grandes obras realizadas em 1985, durante a primeira administração de Said Felício Ferreira. Trata-se da cobertura do Terminal Urbano que ficava na praça Napoleão Moreira da Silva, com dezenas de pontos de ônibus que eram servidos por linhas da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). Essa era um[...] Leia mais


1987

Municipalização do transporte coletivo - 1987

Em junho de 1987 dezenas de pessoas protestaram no então Terminal Urbano, localizado na praça Napoleão Moreira da Silva. O movimento buscou levantar assinaturas contra a elevação prevista em 100% do transporte coletivo urbano, nos últimos seis meses, além da superlotação dos ônibus. A proposta dos manifestantes fo[...] Leia mais


1995

Rebaixamento da linha férrea - 1995

Após diversas articulações, o rebaixamento da linha férrea em zona central de Maringá teve seu início por meio de um ato simbólico em junho de 1995, durante a gestão do então prefeito Said Ferreira. O projeto do Novo Centro vinha sendo pauta constante desde a gestão anterior, quando o prefeito Ricardo Barros come[...] Leia mais


1993

Alternativas para o Bosque II

Os parques da cidade, sobretudo os Bosques I e II (Parque do Ingá e dos Pioneiros, respectivamente), sempre foram objetos de desejo dos gestores públicos enquanto ativos ambientais a serem potencializados como atrativos turísticos. O prefeito Adriano Valente (1969-1973) obteve êxito nesse ideal quando equipou o Bosque[...] Leia mais


1980

Série: Quem? Onde?

A imagem aparenta ser do início da década de 1980. A colocação se sustenta por conta do estilo dos óculos utilizados por Dom Jaime Luiz Coelho, ao centro, que passou a beneficiar-se deste item a partir daquele período.À esquerda, de camisa branca, Dr. Hiran de Moura Castilho, diretor proprietário do Hospital Santa Rita[...] Leia mais


1982

Lula em Maringá - 1982

A imagem registrou a primeira visita de Lula a Maringá, em 1982, durante a campanha eleitoral municipal, que elegeu o Dr. Said Felício Ferreira para prefeito.Aparecem na foto, da esquerda para direita, Edésio Passos, Luiz Inácio Lula da Silva, José Ival de Souza, Francisco Timbó e Ademir Demarchi.Interessante que dois[...] Leia mais


1983

Plenário da Câmara de Vereadores - 1983

A imagem registrou o antigo plenário da Câmara de Vereadores de Maringá, em 1983. Na época, o Legislativo Municipal estava localizado na Praça Rocha Pombo.Além de José Maria Bernardelli (centro) vemos Ary Bueno de Godoy (à direita).A foto mostra, ao centro, o então presidente da casa, o vereador José Maria Bernardelli[...] Leia mais


1960

Novas e antigas instalações do Paço Municipal

Nesta foto, provavelmente do final da década de 1960, registrada do alto da Catedral ainda em construção, vemos a então Praça Dom Pedro II (atual Centro de Convivência Renato Celidônio). Nos extremos, na Avenida XV de Novembro esquina com a Avenida Getúlio Vargas, as antigas instalações do Paço Municipal. Do lado opost[...] Leia mais


1980

Prédio do atual Mercadão Municipal - 1980

Na época, nos galpões do atual e reestruturado Mercadão Municipal, funcionava a Cerealista Tamandaré S.A. Além do Estádio Willie Davids, podemos ver que duas avenidas (Herval com a Rua Demétrio Ribeiro / Duque de Caxias) terminavam na Avenida Prudente de Moraes, não existindo conexão entre as vias por este trecho.Inte[...] Leia mais


1986

Homenagem a Pedro Constantino

Homenagem ao empresário Pedro Constantino, durante a cerimônia de posse da diretoria da ACIM em 15 de março de 1986. Na época Fernando Henriques transmitiu o cargo de presidência para Alcides Siqueira Gomes.No vídeo vemos Fernando Henriques, Alcides Siqueira, o então prefeito Said Felício Ferreira e o Pedro Constantin[...] Leia mais



1941

Alício Arantes Campolina

Com texto e pesquisa de Marco Antonio Deprá:Mineiro de São José do Tocantins, distrito na época pertencente ao município de Ubá (MG), Alício Arantes Campolina nasceu em 27 de novembro de 1905, filho de João Arantes Campolina e de Rosalina Tomázia de Jesus.Em 1923 o distrito de São José do Tocantins passou a ser denominado apenas Tocantins e em 1948 foi elevado a município. Situa-se a cerca de 100 quilômetros ao norte da cidade de Juiz de Fora (MG).Alício se casou em 1927 com Geralda Teotonia de [...]

Leia Mais

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.