Pátio de manobras ferroviárias - 1985

1985


Em setembro de 1985, o presidente da Rede Ferroviária Federal S.A., RFFSA, Osiris Stenghel Guimarães, descartou a possibilidade de transferir o pátio de manobras ferroviárias do centro de Maringá (foto), afirmação que inviabilizaria a ideia de um novo projeto que começava a ser colocado em prática pela então administração do prefeito Said Felício Ferreira. 

Naquele mesmo ano foi criada a Urbanização de Maringá S.A., a Urbamar, que tratou de conduzir o assunto com o Governo Federal e também com a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, por conta da área que havia sido doada anos antes para a instalação da Estação Ferroviária no local. 

Em 1987 o escritório de Oscar Niemeyer apresentou o projeto Ágora, que previu a reocupação daquele espaço com superquadras com equipamentos públicos e comunitários. A proposta de requalificação urbana não prosperou e o projeto foi sendo alterado pelas administrações seguintes, resultando no que conhecemos hoje como Novo Centro. 

Fontes: O Diário do Norte do Paraná de 27 de setembro de 1985 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.