1990
Entre fins dos anos 1980 e início dos anos 2000, o obelisco instalado no Centro de Convivência Dep. Renato Celidônio foi utilizado informalmente como um atrativo infantil. Sem segurança ou formalização por parte do governo Municipal, muito menos estruturado para tal finalidade, parte de sua estrutura em concreto serviu para que crianças e jovens corressem o máximo que a gravida lhes permitisse e, posteriormente, descessem deslizando nas vestes ou mesmo sobre os calçados. Alguns se arriscavam mais e se penduravam no vãos da estrutura.
Não há registro de acidentes, mas muitas são as memórias daqueles que praticaram esse passatempo quando transitavam pelo local. As imagens enviadas por Ariane Costa são da década de 1990, e atestam as colocações.
O obelisco seria uma estilização do signo do médico Said Felício Ferreira, quando ele ocupou o pela primeira vez o cargo de prefeito do Município de Maringá ao longo da década de 1980. Foi naquela época que ocorreu a reurbanização dessa área que, anteriormente, era ocupada por duas praças, a Dom Pedro II e a Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa. A partir da benfeitoria, criou-se ali um Centro de Convivência Comunitária que foi denominado Deputado Renato Celidônio por meio do Decreto do Poder Executivo Municipal nº 111, de 25 de maio de 1987.
O Centro Comunitário, inaugurado em 22 de novembro daquele ano, aglutinou as vias do entorno da antiga praça D. Pedro II e um trecho da rua Arthur Thomas, além de áreas adjacentes pertencentes às quadras do Paço Municipal e dos Correios, formando assim uma grande área única. Com isso, o logradouro, que contou com paisagismo, bancos, vias de passagem, além do obelisco - que, alinhado com a Catedral, tinha um centro de atendimento ao turista e banheiros públicos em seu subsolo, passou a receber eventos públicos, como a Festa das Nações.
Fontes: contribuição e acervo de Ariena Costa / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.