Eixo monumental, suas praças e equipamentos - Final dos anos 1960

1960


Esta imagem foi produzida pelo dentista Laércio Nickel Ferreira Lopes no final da década de 1960. Em destaque surge todo o traçado do eixo monumental, que é uma linha imaginária que parte da Catedral Nossa Senhora da Glória, de onde a foto foi feira, e segue até o Estádio Regional Willie Davids. Anos depois seria estendida até a Universidade Estadual de Maringá, após a avenida Colombo. 

Em uma espécie de convenção entre os órgãos públicos, estabeleceu-se que ao longo deste percurso nenhum edifício mais alto pode ser construído. Como é possível constatar, praças, avenidas e equipamentos públicos ficavam ao longo do trajeto no período eternizado por Lopes. Vejamos. 

Na base da imagem ficavam as praças Dom Pedro II e Desembargador Franco Pereira da Rocha, que eram separadas pela rua Arthur Thomas. José Augusto Bellucci havia sido o responsável pela concepção destes logradouros. Uma grande intervenção alterou o local durante a gestão do prefeito Said Felício Ferreira. A rua Arthur Thomas foi interrompida e as duas praças foram unificadas para criar o Centro de Convivência Dep. Renato Celidônio, que foi inaugurado em 1987. 

Depois, temos a avenida Getúlio Vargas onde, na esquina com a avenida XV de Novembro, no lado oposto ao Edifício Três Marias, ficava a Prefeitura Municipal de Maringá. Posteriormente, com a construção do gabinete do prefeito e o Paço Municipal, a sede do Executivo seria transferida para a praça Dom Pedro II. 

Mais ao fundo, após a avenida Brasil, fica a praça Raposo Tavares, que na época ainda preservava a fonte luminosa. O atrativo turístico foi retirado em outubro de 1972, quando o prefeito Adriano José Valente promoveu a modernização do local. 

Na sequência aparece a Estação Rodoviária Municipal, que em 1984 foi nomeada de Américo Dias Ferraz. Aquele foi o momento que o equipamento público passou por melhorias e recebeu uma estrutura metálica, a qual passou a cobrir mais adequadamente as plataformas de embarque e desembarque. Durante a segunda gestão do prefeito Silvio Barros II, em 2010, o prédio foi demolido. 

Seguindo em direção à zona norte, tínhamos a Estação Ferroviária. Inaugurada em janeiro de 1954, no ano de 1969 o seu edifício foi completamente reestruturado. No início da década de 1980, o equipamento deixou de atender passageiros e focou apenas no transporte de cargas. Aquele foi o momento que o município optou por materializar um desejo antigo: reestruturar o pátio de manobras ferroviárias, retirando-o do centro da cidade. Em 1991, a estação foi demolida e a área aos poucos foi se transformando no que é chamado atualmente de Novo Centro.

E, por fim, o Estádio Regional Willie Davids, que foi inaugurado oficialmente em maio de 1957. Então conhecido como estádio dos eucaliptos, por conta da espécie que o rodeava, a praça esportiva local foi sendo aprimorada até que em 1976, durante a gestão de Silvio Magalhães Barros, ganhasse a arquitetura atual. 

Fontes: Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

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