Cidadão Honorário a João Mommensohn - 1986

1986


Em 9 de maio de 1986, a Câmara Municipal de Maringá promoveu a entrega do título de Cidadão Honorário para João Aloysio Mommensohn, diretor-presidente da Catarinense S/A. 

A entrega do título foi feita pelo então secretário da Indústria, Comércio e Agricultura, João Preis, que representou na oportunidade o prefeito Said Felício Ferreira, juntamente dos vereadores Nereu Vidal Cezar, José Maria Bernardelli, Massao Tsukada e Claudinei José Vecchi, este último autor do projeto de lei. 

Compareceram aquela solenidade realizada no Legislativo Municipal, deputados, autoridades do Judiciário e da classe empresarial, além de familiares e demais convidados. 

Na época, a Catarinense tinha 66 filiais e aproximadamente 1.500 funcionários. Além de gestor em outros empreendimentos, João Mommensohn também se dedicou para causas sociais, prestando apoio assistencial a asilos, albergues e instituições religiosas. 

Após a solenidade, os convidados foram recepcionados para o jantar nas dependências do salão social da AABB. No local, outras homenagens ocorreram: desde o reconhecimento do Lions Club de Maringá até a entrega de um quadro com um retrato do homenageado, presente de Wilson Nunes em nome de todos os funcionários da Catarinense S/A. 


Sobre a história da empresa

A Comercial Catarinense teve início no ano de 1948, em Paiçandu, com uma casa de secos e molhados dirigida pelos irmãos Conrado Andrea e João Mommensohn. O outro irmão, Francisco também fez parte dessa história do pioneirismo comercial da família. 

A vinda para Maringá ocorreu em 1956, quando foi aberto o comércio no varejo e no atacado na avenida Brasil, n.º 4917, próximo à praça José Bonifácio. O estabelecimento, chamado Comercial Catarinense Ltda. funcionou como depositário dos produtos Brahma, secos e molhados, além da venda de ferragens em geral. 

O primeiro supermercado aberto pela Catarinense foi em Cascavel, no ano de 1971. Em Maringá, o Supermercado Catarinense foi inaugurado em 1976, no mesmo endereço da Comercial.

Em 1981, Francisco Mommensohn foi homenageado pelo Sivamar como “Comerciante do Ano”. Em 1995, o Grupo Catarinense vendeu suas lojas, que estavam instaladas em cidades do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Fontes: Fotos de Marcos Roberto / O Diário do Norte do Paraná de 9 de maio de 1986 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.