Avenida Kakogawa e avenida Morangueira - Década de 1980

1983


Encontro da avenida Morangueira, na base da imagem, com a avenida Kakogawa, que estava em obras para a sua duplicação. O registro data da primeira metade dos anos 1980. 

À direita aparece a sede da Associação Cultural e Esportiva de Maringá, a Acema, que funciona no local desde 1980. A sua pedra fundamental foi lançada pelo príncipe Akihito e sua esposa, a princesa Michiko, em 20 de junho de 1978, por ocasião dos festejos comemorativos aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil. Suas obras foram concluídas em outubro de 1980. Anteriormente a associação ficava na então avenida das Indústrias (atual Bento Munhoz da Rocha Neto) esquina com a avenida Colombo. 

Em 23 de setembro de 1980, a Lei Municipal nº 1392 denominou de avenida Miosótis a então Estrada Miosótis, até o Perímetro Urbano da cidade. É por esta razão que essa região ficou conhecida como Miosótis. Um pouco mais de um ano depois, no dia 24 de novembro de 1981, a Lei Municipal nº 1530 alterou a denominação da avenida Miosótis para avenida Kakogawa, a fim de homenagear a cidade irmã de Maringá. 

A obra de duplicação dessa avenida teve início na administração de Sincler Sambatti, que concluiu o segundo mandato do prefeito João Paulino Vieira Filho. Sincler exerceu o cargo de 14 de maio de 1982 a 31 de janeiro de 1983. Essa benfeitoria foi concluída pela Administração Comunitária de Maringá, do prefeito Said Felício Ferreira, e foi oficialmente inaugurada em maio de 1983 por ocasião dos festejos do 10º aniversário de fundação da Associação Maringá-Kakogawa.

Ao fundo surgem diversos bairros que compõe a região. Esses loteamentos, de modo geral, começaram a surgir no final da década de 1970. Entre eles: Conjunto Habitacional Hermann Moraes Barros, implantado em 1979; Parque das Palmeiras, que teve seu alvará expedido em 17 de julho de 1979; Parque das Grevíleas, que começou a ser urbanizado em 30 de julho de 1980.

Fontes: Contribuições de Marco Antonio Deprá / Acervo de Marcio Andrei Lima / Grupo Maringá, História e Algo mais / Acervo Maringá Histórica.  

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.